sábado, 29 de setembro de 2012

Antonio Martins: crise na Saúde se aprofunda e deixa população com medo de morrer sem socorro médico

                                                                                                                                                     Fotos: Reprodução
Hospital Maternidade Justino Ferreira: pacientes morrendo sem atendimento


Mergulhado em problemas administrativos, o Prefeito de Antonio Martins, Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), que insiste a todo custo ser candidato a reeleição, vê a situação piorar a cada dia. A Saúde do município está precarizada.

Enquanto faltam médicos nos dois Postos de Saúde da zona rural (Sítios Pintada e Gama), pacientes estão morrendo à porta do Hospital Maternidade Justino Ferreira, por falta de atendimento especializado, isso quando não se vêem obrigados a procurarem os municípios vizinhos.

Conforme informações, na única unidade hospitalar do município, não existem máscaras, receituários especiais (azul e branco), máquina de exames, Raio X, material para prontuário, cartão de controle do hipertenso e vários medicamentos da farmácia básica, além do aparelho de oxigênio, que segundo consta, foi levado do local para encher balões para decoração do comício do Prefeito e até o momento não tinha sido devolvido, o que não foi possível confirmar.

Para complicar ainda mais, em Agosto passado, o Ministério da Saúde suspendeu o convênio de cerca de R$ 42 mil, repassados aos programas Saúde da Família e Saúde Bucal.

Decisão do Ministério da Saúde cancelando convênio com o município



A decisão põe em risco a continuidade dos dois programas sociais mais importantes da área e a manutenção das três equipes de Saúde da Família (Médicos, Enfermeiros e Auxiliares) e as três de Saúde Bucal (Dentistas e Auxiliares).

A medida levou em consideração a existência de irregularidades na gestão e a falta de transparência na aplicação dos recursos. A Auditoria do Ministério da Saúde constatou também a existência de apenas um consultório dentário no município, e, mesmo assim, em situação precária.

Conforme o relatório, o ideal deveria ser de no mínimo dois consultórios, para comportar as três equipes do programa Saúde Bucal, que atendem no Centro Médico de Antonio Martins, mas até a semana passada, a única cadeira de dentista, usada para atender os pacientes, estava com o motor quebrado, arrancada de sua base fixa, jogada ao chão, sem o menor cuidado. 

Fachada do Centro Médico, onde ocorrem os atendimentos odotológicos
Único Consultório Dentário municipal: quebrado até semana passada

Base da cadeira de dentista havia sido deslocada e o motor arrancado

Cadeira usada no atendimento dos pacientes largada ao chão, sem o menor cuidado

Parte do equipamento estava jogado num canto de parede


O consultório não conta com equipamento próprio para fazer a esterilização do material odontológico utilizado pelo dentista, pondo em risco à Saúde dos pacientes. O único Autoclave público existente no município está no Hospital Maternidade Justino Ferreira e é demasiadamente sobrecarregado e não atende por completo as necessidades.

Não é a toa que Antonio Martins é um dos piores municípios do Rio Grande do Norte em termos de assistência à Saúde da população, ocupando o 83º lugar dentre os 167 municípios do Estado, segundo Índice de Desempenho, publicado em março deste ano pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

No final de julho passado, o blog S.O.S. Antonio Martins flagrou camas hospitalares em perfeito estado de conservação amontoadas ao sol num terreno baldio por trás da Prefeitura, sendo a falta de zelo pelo patrimônio público apenas um dos muitos sintomas da crise na Saúde.

Camas hospitalares amontoadas num terreno baldio por trás da Prefeitura


Há denúncias de que o atual Secretário Municipal de Saúde, Aguido Mesquita, que substitui a enfermeira Joelma Joilma, que pediu demissão devido a falta de condições de trabalho, tem feito uso político do cargo para liberar ordens de ultra-som à população, privilegiando eleitores do Prefeito Edmilson Fernandes.


De acordo com o que foi repassado, apenas um dos três auxiliares de dentista, contratados pelo Programa Saúde Bucal, ainda não recebeu seu salário, por supostamente não ser correligionário e não votar nele.

Muitos servidores contratados pediram demissão por não agüentarem a política de perseguição existente no setor, enquanto outros estão com seus vencimentos em atraso, inclusive médicos. As irregularidades são muitas e a insatisfação de quem trabalha na Saúde é generalizada.

Por outro lado, a população também anda apreensiva, com receio de adoecer e não ter a quem recorrer, por conta da precariedade. Sobra ao povo, apenas a opção de rezar e pedir a Deus para não precisar de socorro médico, porque em Antonio Martins, o povo está morrendo à míngua. Esse é o triste panorama de uma administração que caminha para o fim, sem rumo.

Candidato a Vereador Irmão Zizi desrespeita Justiça Eleitoral e põe cavaletes e placas em locais públicos

                                                                                                                                                 Foto: Reprodução

Candidato a Vereador, Irmão Zizi tem feito uso de espaços públicos para se promover


Concorrendo a uma cadeira na Câmara Municipal de Antonio Martins, pelo mesmo partido do Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), que insiste levar adiante sua candidatura à reeleição, o blogueiro Francisco Florentino, o Irmão Zizi, como é mais conhecido, precisa seguir algumas regras estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) durante a campanha. O problema é que o candidato a Vereador tem cometido algumas irregularidades com relação a propaganda eleitoral.

A Justiça Eleitoral precisa ficar bastante atenta ao flagrante desrespeito praticado por alguns candidatos que querem ganhar a todo custo, mas não segue às normas vigentes para o período antes do pleito vindouro.

Irmão Zizi é um bom exemplo, pois tem feito uso de placas e cavaletes em locais impróprios para sua exposição, contrariando veementemente o que determina a legislação.

Segundo as regras, a colocação de cavaletes nas ruas é permitida, mas só das 6h as 22h, desde que sejam removíveis e não atrapalhem a passagem do pedestre. Em gramados e árvores de espaços públicos, é proibido exibir qualquer tipo de peça de campanha, mas o que vem ocorrendo em Antonio Martins fere por completo as normas. Irmão Zizi tem feito uso dos jardins e canteiros centrais, além de permitir que as peças passem de uma noite à outra, montadas no local público, cometendo mais uma irregularidade. 

Cavalete do Candidato a Vereador Irmão Zizi montado em canteiro central, ao lado de orelhão


Ainda na tentativa de comover seus leitores e, com isso, tirar algum proveito eleitoral, recentemente ele expôs em seu blog a imagem de um dos seus cavaletes com a sua foto rasgada e, ao lado, um carro com o cartaz da Coligação adversária, querendo intencionalmente fazer uma suposta ligação entre uma coisa e outra, sabendo ele, como candidato, que também comete crime quem impede a veiculação legal de propaganda eleitoral. Isto é, quem rasga cartaz, danifica cavaletes e outros materiais de campanha, podendo responder à Justiça. Tudo de caso pensado. O candidato também utiliza os acostamentos das ruas do perímetro urbano, próximos ao meio-fio das  calçadas, para expor suas placas, o que não é permitido.

Placa fixada no calçamento, próximo ao meio-fio da calçada, em lugar impróprio

Caso seja denunciado pela população, e comprovado o uso irregular de espaço público para fazer propaganda eleitoral, o TRE/RN (Tribunal Regional Eleitoral do RN) pode dá um prazo de 48 horas para a retirada do anúncio. Caso isso não ocorra, a denúncia vai para o Ministério Público do RN (MP/RN), que leva o caso para a Justiça Eleitoral. As multas podem chegar a R$ 30 mil ou valor equivalente ao custo da propaganda irregular.