Antonio Martins está entre os piores municípios do Rio Grande do Norte em assistência à Saúde, de acordo com o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), recém-divulgado pelo Governo Federal.
O índice confere o desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatoriais e Hospitalares e das Urgências e Emergências.
Com um IDSUS de 5,59, Antonio Martins ocupa o 83º lugar no ranking de avaliação do SUS, dentre os 167 município do Estado. Vale destacar que a primeira colocação ficou com Lucrécia, com um índice de 6,87.
Com os Postos de Saúde e o Hospital Maternidade Justino Ferreira funcionando precariamente, sem assistência a gestantes e recém-nascidos, a dengue avançando no município, o laboratório de análises e o raio-x desativados, o resultado não chega a ser nenhuma surpresa.
Diante da falta de interesse do Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), em priorizar a saúde da população, especialmente das famílias carentes de Antonio Martins, não há sequer o que comemorar, muito pelo contrário, só se tem a lamentar. O que é uma vergonha ainda maior é se vangloriar de ficar entre os piores e dizer que o município está à frente de outros da região. Pura balela.
Os dados do IDUS, referente ao município de Antonio Martins podem ser conferidos na página do Ministério da Saúde, clicando Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário