sexta-feira, 16 de março de 2012

ENTREVISTA COM O EX-PREFEITO DE ANTONIO MARTINS DR. ZÉ JÚLIO – PARTE 1

Ex-prefeito de Antonio Martins enumera o caos instalado na administração de Edmilson Fernandes e fala da perseguição que tem sofrido do atual gestor

A entrevista concedida pelo médico e Ex-prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio, no último dia 9 de março, ao radialista José Nilson, líder no horário das 16h00 as 18h00, com o Programa “Rádio Cidadão”, na Rádio Vida FM 107,9, de Martins, foi pontilhada de graves denúncias contra a administração do atual Prefeito, Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB). Durante 69m18s, o Ex-chefe do executivo antonio-martinense faz sérias acusações e alerta para os riscos do alto endividamento do município, gerado pela atual gestão. Dr. Zé Júlio recorre ao MP/RN e demais órgãos competentes para que tomem providências quanto ao caos instalado nos últimos três anos, forçando a população a conviver com perseguições, sobretudo a funcionários, inclusive com constantes atrasos salariais; negociatas, a exemplo do que ocorreu com o concurso público, que foi anulado pelo Ministério Público do RN, após constatar que o certame beneficiaria pessoas ligadas ao mandatário municipal; e o retrocesso, com quase 4 milhões em obras engessados, o que pode inclusive se configurar em omissão e crime contra o patrimônio público, com perdas para todos, uma vez que muitas obras estão deixando de serem construídas e de gerar emprego e renda. É um verdadeiro testemunho de quem está decepcionado com a atual gestão, mesmo sentimento da maior parte da população de Antonio Martins. Não se contentando em apenas disponibilizar o áudio aos webleitores, o blog S.O.S. Antonio Martins resolveu também transcrever na íntegra a entrevista para lá de esclarecedora, para não dizer estarrecedora, devido o seu conteúdo, e disponibilizá-la em três partes. A primeira delas está sendo postada hoje, a segunda neste sábado e a terceira no domingo, devendo alcançar sucesso igual à transmissão radiofônica, que até ontem a noite havia obtido 203 acessos. Acompanhe a seguir:

                                                                                                                                             Reprodução

José Nilson (Rádio Vida de Martins) - Dr. Zé Júlio, de um modo geral, qual é a avaliação que o senhor faz a respeito da situação administrativa do município de Antonio Martins?

Dr. Zé Júlio - Eu defino a administração de meu primo Edmilson uma administração fracassada, que não dá continuidade ao progresso que desenvolvemos em oito anos de mandato em Antonio Martins. Uma administração incapaz de entregar uma única obra em três anos e três meses, obras estas conveniadas junto ao Governo Federal, que entregamos ao Prefeito no final de 2008.

Para vocês terem uma idéia, nós entregamos aproximadamente 4 milhões de reais em obras, a maioria contratada pela Prefeitura Municipal de Antonio Martins. Algumas com recursos em conta, outras com recursos assegurados e outras com verbas empenhadas, contratos firmados com a Caixa Econômica Federal e a Funasa e, dentre esses 4 milhões de reais, obras das mais importantes para o município de Antonio Martins, e nós, que gastamos tanto com projetos de arquitetura, de engenharia, topográficos, para aprovar esses projetos e assegurar esse investimentos para o município, hoje lamentavelmente vemos uma administração que caminha para o seu fim, e faltando praticamente pouco mais de três meses para o período eleitoral as verbas não podem mais serem liberadas.

Portanto, esses 4 milhões em obras que eu deixei na área de abastecimento, que foi um termo de compromisso que assinei com a Funasa, obras do PAC, que foram iniciadas no ano de 2008 e adentrou no novo mandato e essa obra não iniciou. Obra como o açude público da comunidade Boágua, que a comunidade tanto pleiteou e nós conseguimos alocar verba e o Prefeito deixou cancelar, um convênio no montante de 140 mil reais, prejudicando imensamente a comunidade da Boágua. Obras como 100 mil em poços artesianos, do Ministério da Integração, que o prefeito também deixou cancelar, um enorme prejuízo para as comunidades rurais de Antonio Martins. A iluminação do Estádio de Futebol “Fernandão”, que eu consegui verba no valor de 120 mil reais, junto a Deputada Federal Fátima Bezerra, e essa obra também foi cancelada durante o mandato do então prefeito, por falta de iniciativa e compromisso público, por que a obra já estava licitada e a empresa contratada e nós perdermos os recursos por inércia de uma administração que não tem nenhuma responsabilidade com o nosso município e o nosso povo. Perdermos a obra mais linda do município de Antonio Martins, que é Pórtico, o Farol da Boa Esperança, e que o nosso prefeito deixou cancelar, lamentavelmente. A verba assegurada pela Caixa Econômica Federal, a obra licitada, com recursos de emenda do Deputado Federal Henrique Eduardo Alves [do PMDB, mesmo partido do Prefeito Edmilson Fernandes]. Uma obra das mais lindas, que daria boas-vindas ao povo de Antonio Martins, entrando pela BR 226, até o Mirante e Santuário São José.

Eu digo ao povo de Antonio Martins que, infelizmente, esta obras também está cancelada, por desleixo e por falta de amor à nossa cidade, perdemos recursos da ordem de 140 mil reais. A estrada nova, que interliga a BR 226 até o Mirante e Santuário, onde ficaria a construção desse pórtico, também está paralisada há três anos, recursos no valor de 300 mil reais, que eu consegui viabilizar através de emenda do Deputado Federal Henrique Eduardo Alves.

Há umas maquinas que encostaram aí, fizeram os primeiros passos da estrada e a chuva já levou quase toda e a obra está abandonada. Uma obra que também ia dá acesso a um hotel no valor de 5 milhões de reais, e que o Prefeito deixou perder por que não adquiriu um terreno no valor de 10 ou 15 mil reais e que geraria 20 ou 30 empregos para o nosso município, consolidando ainda mais o turismo de eventos e o lazer e a geração de emprego para o nosso povo. Perdemos também a Escola Municipal de Ensino Infantil, que eu viabilizei através da Deputada Federal Fátima Bezerra, no valor de 750 mil reais. Esse dinheiro entrou todinho no início desse mandato novo, um projeto novo de 2007, e a escola esta paralisada, inacabada, as crianças estudando em condições subumanas e o Prefeito de Antonio Martins não toma as providências. Isso me deprime, me decepciona e entristece. Eu queria dizer também que eu entreguei uma obra no valor de 1 milhão e 50 mil reais, que leva água para a Cachoeirinha, Retiro, Picada 1 e 2,  Salvaterra, Barbosa, Viramundo e Gama. Esta obra entrou mais de 600 mil reais no atual mandato e até hoje está paralisada. As comunidades ainda não têm água nas torneiras, por que infelizmente não foi possível construir, por que o dinheiro já foi pago a empresa, a também paralisada e essas comunidades prejudicadas, podendo estarem se beneficiando do insumo mais importante para o ser humano, que é a água e esta administração não tem o mínimo de sensibilidade para levar água às torneiras do povo dessas oito comunidades, com exceção da querida comunidade Cachoeirinha, que hoje usufrui desse direito, por que no meu mandato a água já tinha chegado.

Obras paralisadas que eu deixei dinheiro assegurado e já foi gasto. O Ministério da Saúde, através da Funasa já mandou para Antonio Martins recursos para reformas de casas de pessoas carentes, como Gentil de Joca, João da Cacimba do Major, João de Áurea, totalizando 12 reformas, que o dinheiro entrou há mais de seis meses. Eu aconselho aos amigos que procurem a sede da prefeitura para cobrar do atual Prefeito para que essas reformas sejam feitas, por que o dinheiro já foi pago, gasto e nenhuma satisfação foi dada a vocês, que são os beneficiários dessas reformas.

Os banheiros que eu deixei, no valor de 140 mil reais, parte desses recursos há vários meses já entrou na conta da Prefeitura e ninguém vê um banheiro ser iniciado ou construído nessa gestão.

A praça da Boágua, da Garrota Morta, do Largo da Paz, três praças no valor de 500 mil reais, essas obras estão abandonadas, paralisadas, por falta de responsabilidade do poder público, podendo estarem concluídas, obras que consegui, projetos que eu viabilizei, com muita luta, com muita dedicação, com muito amor, e que o município de Antonio Martins se sente prejudicado por falta de iniciativa, de atitude.

O próprio Posto de Saúde da Picada poderia estar concluído e nós vimos uma parcela no valor de quase 50 mil reais ser cancelada por que a atual administração não deu andamento na prestação de contas das parcelas anteriores e perdemos parte dos recursos e o convênio foi cancelado, mais um prejuízo para o nosso município, meus caros amigos, meus caros conterrâneos.

Observamos também outras obras que poderiam estar sendo concluídas no município de Antonio Martins e sequer foram iniciadas. Recentemente recursos do PAC, através da Funasa, o Governo Federal liberou mais 150 mil reais para construção de banheiros e as obras também não foram iniciadas.

São recursos da ordem de 4 milhões e não vemos uma única obra concluída ao longo deste mandato. Algumas pequenas passagens molhadas que vemos construídas, de 20 ou 30 metros, feita na zona rural, são na grande maioria delas feitas com recursos das associações comunitárias, do programa do Fumac, em parceria com o Governo do Estado, encampados também no nosso mandato.

As obras deste município simplesmente mergulharam, desapareceram. A construção civil desempregada, os trabalhadores, os pedreiros, os serventes, migrando para o sul do país, para outros municípios, por que Antonio Martins infelizmente não gera empregos.

Uma administração que abandona a saúde publica. Quantas vezes o povo de Antonio Martins chega no hospital e não tem médico de plantão? Quantas vezes chegam para fazer um raio-x e vai para Alexandria por que o raio-x está quebrado e não se conserta? Quantas vezes se chega ao hospital, para se fazer um exame de laboratório, um simples hemograma, e quando vê tem uma fila de laboratório privado, maior que a fila do hospital, por descaso e abandono da atual gestão.

Uma saúde que o povo de Antonio Martins, os médicos filhos da terra, não têm direito de lá trabalhar, com exceção de Dr. Wendel, do Vereador Valdecir Batista, que chegou há um mês para dar um plantão. O município perdeu médico do gabarito de Dr. Josair, de Dra Karine, Dr. Tadeu, um filho ilustre de Antonio Martins, que há quase 20 anos convive com esta terra, casado com a filha do saudoso Pedrinho de Regina, e como Dr. Zé Júlio, que foi expulso do hospital, por ser destratado pelo atual Prefeito. Simplesmente falta consenso e sensibilidade política.

Vemos o patrimônio público mal zelado, mal conservado, as tintas que iluminam os prédios públicos ainda têm a cara de Dr. Zé Júlio, que há quatro anos pintou os prédios de Antonio Martins. Um município tão bonito, construído com tanto amor, tanto carinho, e hoje a gente se entristece quando chega na cidade, pelo mau zelo.

Eu vejo o povo de Antonio Martins aterrorizado, intimidado, assustado, com medo de um homem que a única arma é o medo e o terror, para conquistar a consciência das famílias. O balanço que eu faço da atual gestão é de muita decepção, por que entreguei um município que foi referência no Rio Grande do Norte, a melhor administração pública da nossa região, reconhecida pela Caixa Econômica Federal, que nos deu o prêmio de melhor administração, melhor projeto, melhor prefeito de nosso estado, e concorremos entre os 20 melhores do país, o que é um orgulho para nossa história. Através da grandeza e da sabedoria, daqueles que fizeram a nossa administração e do amor que eu tenho por esta terra, me dedicando oito anos, dias e noites, para transformar e  mudar a vida de nosso povo, melhorar a realidade de nosso município, que no passado exportava mendigos para municípios circunvizinhos.

Um município que era marcado por um lixão na entrada da cidade e hoje nós vemos um ponto turístico, recebendo visitantes de toda a região. Um bairro pobre, mas grandioso, generoso, como o Alto da Ema, que era conhecido como bairro que vivia da exclusão social, onde alguns chamavam de “favela”, por que era constituído por casas de taipa; hoje vemos um bairro nobre, as famílias vivendo num contexto diferente, urbanizado, com área de lazer e onde se localiza o Mirante e Santuário São José.

Um município que acabamos com as casas de taipa, onde levamos água para todas as comunidades de Antonio Martins e, quando não levamos, deixamos verbas para que essa água chegasse ao longo desse mandato, que nada fez pelo povo de Antonio Martins.

Quero pedir desculpas ao povo da minha terra pelo erro e pelo equivoco que eu cometi. Quero dizer que se o povo está sofrido pelos atos de perseguição da atual administração, eu sou a maior vítima. Faz três anos e dois meses que enfrento uma campanha difamatória e maldosa contra minha pessoa. Eu me sinto extremamente ofendido. Cada pessoa que procura o atual Prefeito, antes dele despachar, faz um sermão falando contra mim. Então eu pergunto: qual foi o mal que eu fiz ao então prefeito Edmilson Fernandes? Por esse motivo, eu estou tremendamente decepcionado com Edmilson, que é sobrinho da minha mãe, que tem feito tanto terrorismo e eu sou a maior vítima dele. Logo eu, que entreguei a ele um mandato de mão beijada, uma candidatura única, sem disputa eleitoral, fruto da nossa gestão, reconhecida pelo povo de Antonio Martins, não merecia ser destratado da forma como sou e por esse motivo não tenho nenhuma condições de ficar ao lado dele, por que tenho que ficar do lado do sentimento do povo de Antonio Martins.

NOTA DO BLOG: Neste sábado, 17 de março, estaremos publicando a segunda parte da entrevista com o médico e Ex-prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio, onde ele traz novas denúncias contra a atual gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário