domingo, 25 de março de 2012

Prefeito Edmilson Fernandes protagoniza festival de mentiras ao falar à Rádio Vida de Martins

                                                                                                                              Imagem: Reprodução



Inconformado com as verdades ditas na entrevista dada pelo médico e Ex-prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio (PSD) ao radialista José Nilson, durante o Programa “Rádio Cidadão”, da Rádio Vida FM 107, 9, de Martins, ocasião em que fez uma série de graves denúncias contra a atual administração, o Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB) usou na última sexta-feira, 23 de março, a mesma emissora para verbalizar mentiras e inverdades, numa tentativa frustrada de melhorar sua imagem perante a opinião pública do município, num discurso desesperador, sem conteúdo e carregado de mágoas. O blog S.O.S. Antonio Martins aproveitou a oportunidade para ouvir o outro lado. Leia a seguir uma entrevista exclusiva com o Ex-prefeito Dr. Zé Júlio em que ele comenta os principais pontos da fala do atual gestor.

S.O.S. Antonio Martins – Numa entrevista à Rádio Vida de Martins, o Prefeito Edmilson Fernandes disse que trabalhou de graça para eleger o senhor e que após eleito passou a receber o pior salário da região e que o pagamento chegava a atrasar até 4 meses. O que o senhor tem a dizer sobre todas essas afirmações?
Dr. Zé Júlio – Quero lamentar o festival de mentiras protagonizado pelo Prefeito Edmilson Fernandes, onde fez comentários que na verdade foram escritos por uma assessora, repletos de maldades e mentiras infundadas, que não condizem com as verdades dos fatos. Infelizmente, o meu tempo é muito pouco e, pela primeira vez na minha vida, vou perder precioso tempo para responder à sessão de mentiras praticadas por ele. Quero dizer que, se ele trabalhou 3 meses de graça durante oito anos para arranjar o melhor emprego da sua vida e, ao final desse período, recebeu de mão beijada uma Prefeitura; imagine eu que trabalhei a vida toda como médico e posteriormente como Prefeito, num total de 15 anos, para colocá-lo na Prefeitura, sem pedir voto a ninguém e sem caminhar na casa de nenhum conterrâneo para se fazer Prefeito do nosso município. Sobre o salário como meu assessor jurídico, Edmilson Fernandes não tem o que reclamar, pois recebia o dobro do que vinha pagando até bem pouco tempo atrás ao seu assessor jurídico, recentemente demitido. Ele mentiu também quando afirmou que eu atrasei até 4 meses o seu salário, quando muito atrasei foram 10 dias, ao contrário dele, que vem massacrando o funcionalismo público, sobretudo, os professores do município.

S.O.S. Antonio Martins – O Prefeito disse que ficou contra Dr. Francisco Fernandes em 2004 para ajudá-lo a se reeleger e que durante os oito anos em que esteve à frente da Prefeitura de Antonio Martins, o senhor nunca disse que ele era o candidato a sucessão, pois já tinha compromisso político com pessoas como Pitica e José Antonio de Carvalho Neto e, inclusive, havia tramado uma traição contra ele, segundo havia colhido junto a Davi Calisto.
Dr. Zé Júlio – Quanto a Dr. Francisco Fernandes, Edmilson ficou contra ele por que naquela época já pensava em puxar o tapete dele, pois queria na verdade ser meu sucessor. Outra coisa que quero deixar bem claro: não tinha e nem assumi compromisso algum com ele, apenas ofereci o apoio espontaneamente, o qual foi agraciado com uma candidatura única, graças a minha liderança, o apoio político e o reconhecimento do povo à minha gestão. Edmilson também mentiu quando disse que tramei com Davi Calisto alguma estratégia política contra ele e ainda afirmou que eu tinha compromisso com outras candidaturas, quando na realidade nada disso aconteceu.

S.O.S. Antonio Martins – O Prefeito Edmilson Fernandes afirmou também que na época em que foi candidato tinha uma pesquisa em mãos que dava 78% de aceitação ao seu nome.
Dr. Zé Julio – Sobre a pesquisa de aceitação que dava 78% de aceitação ao seu nome, isso não ocorreu. É mais uma mentira. Cheguei a ver uma pesquisa paga por ele, até então pré-candidato, onde 84% do povo de Antonio Martins afirmavam que votaria em qualquer candidato que eu apoiasse. Que eu apoiasse, que fique bem claro. Articulei uma candidatura única que lhe beneficiou, onde na época pedi e implorei ao povo para votar em seu nome, onde tivemos que vencer as rejeições ao seu nome e através do apoio político e da união de todas as classes organizadas, onde o seu único adversário foi o voto em branco ou nulo, e, ainda assim, Edmilson acabou tirando apenas 76% dos votos, isto é, 24% votaram em branco ou nulo, em protesto ao seu nome.

S.O.S. Antonio Martins – O Prefeito Edmilson Fernandes afirmou que o senhor deve mais favores a ele do que o contrário. O que o senhor tem a dizer sobre todas essas afirmações?
Dr. Zé Júlio – O Prefeito afirmou que eu devo mais favores a ele, mas acho que ele deveria se submeter a um teste de sanidade mental, pois em toda a minha vida não reconheço esses favores. Em minhas campanhas políticas Edmilson Fernandes nunca me doou um cabrito de seu patrimônio privado, ao contrário do que fiz por ele. O que ganhei de Edmilson, após se tornar Prefeito com o meu apoio, foi uma campanha maldosa, difamatória e desqualificada, que culminou de uma forma ingrata, me presenteando com mais dois processos com o intuito de me prejudicar.

S.O.S. Antonio Martins – Edmilson Fernandes afirmou que depois que foi eleito, o senhor queria mandar mais que ele na Prefeitura.
Dr. Zé Júlio – O Prefeito mente de novo quando diz que eu queria mandar na prefeitura após sua eleição. É estranho ouvir isso, pois na verdade ele reclamava do meu distanciamento da sua gestão, justamente para não interferir na sua administração, o que para um bom entendedor está mais do claro que suas afirmações não condizem mais uma vez com a verdade. O povo de Antonio Martins bem sabe disso. Não participei de nenhum cargo político e segui minha vida profissional.

S.O.S. Antonio Martins – Na entrevista à Rádio Vida, Edmilson Fernandes disse que o senhor se indispôs com ele após a substituição do Subtenente Reckit. Isso é verdade?
Dr. Zé Júlio – Sobre Reckit, que era o delegado do município na época em que fui Prefeito, Edmilson se indispôs com ele ao longo do mandato, criando atritos, por problemas criados por ele mesmo, que queria interferir no trabalho da Polícia, o que não foi aceito pelo Subtenente. A sua ousadia, logo ao ser diplomado, ainda durante o meu mandato, querendo passar por cima da minha autoridade como prefeito, foi trazer um novo sargento, o que forçou a saída do Subtenente Reckit, que vinha moralizando a cidade, mas se sentiu pressionado e deixou o cargo. Essa sua atitude já demonstrava de forma clara que iria me trair, mais cedo ou tarde.

S.O.S. Antonio Martins – Edmilson Fernandes disse que após assumir lhe deu um emprego no Hospital Maternidade Justino Ferreira em que ganhava 13 ml reais para dar três plantões e que o senhor só dava a metade do expediente por que sempre chegava atrasado para trabalhar.
Dr. Zé Júlio – Edmilson mentiu outra vez quando afirmou que eu chegava ao meio-dia para dar expediente como médico contratado pelo município. Isso nunca aconteceu, em nenhum dia dos meus plantões, ao contrário do que vem acontecendo hoje em dia com freqüência, onde a população tem tido o dissabor de não encontrar médico no hospital, nem à meia-noite, em diversos dias, ao longo do mês. Sobre o meu salário, que o Prefeito afirmou pagar bem, quero dizer para ele que, em outro município, sem dever nenhum favor político, eu ganho mais que o dobro do que me pagava.

S.O.S. Antonio Martins – O Prefeito Edmilson Fernandes afirmou que o senhor gozava de grande prestigio e consideração junto à administração dele e que manteve vários parentes seus na Prefeitura. Até onde isso tudo é verdade?
Dr. Zé Júlio – Qual o prestigio e a consideração que Edmilson diz ter por mim e minha família, se injustificavelmente demitiu todos os meus parentes, tendo inclusive cometido um crime de improbidade, ao exonerar o meu irmão Valdir Fernandes através de um recado, o qual se encontrava enfermo e as vésperas de ir para uma UTI? Quanto a minha família, esta sim, durante a minha gestão trabalhava quase de graça, pois era pouco remunerada pelo trabalho que desenvolvia no município. Já ele, não tem do que reclamar, pois com exceção do salário dos médicos contratados pelo município, Edmilson sozinho, como assessor jurídico, ganhava mais que o dobro de toda a minha família. Vale salientar que, enquanto eu atendia 150 pessoas por dia no Hospital Maternidade Justino Ferreira, a rotina de Edmilson era falar mal de mim, diuturnamente, que, ao contrário dele, só fazia o bem ao povo de Antonio Martins.

S.O.S. Antonio Martins – Durante a entrevista à Rádio Vida de Martins, Edmilson Fernandes fez um balanço das obras que tem desenvolvido no município de Antonio Martins, citando a pintura dos prédios públicos, programas sociais, passagens molhadas, pavimentação, abastecimento de água, adutoras, construção de cisternas, pequenos açudes, do Ginásio do Viramundo, dentre outras obras. É verdade tudo isso?
Dr. Zé Júlio – Edmilson mente ao assumir a paternidade das obras, que em sua maioria são realizações do meu mandato. Algumas obras nas comunidades rurais foram executadas pelas associações comunitárias e ONGs, parceiras desde o meu mandato, sendo portanto os recursos e a administração das obras totalmente independente da Prefeitura. São ampliações de abastecimento de água, cisternas de placas e de calçadão, onde a Prefeitura de Antonio Martins não tem nenhuma responsabilidade por essas obras. As demais obras públicas, com exceção de um convênio de pavimentação no valor de 100 mil reais, que beneficiou alguns trechos de ruas, todas as demais obras são oriundas de meu mandato, que totalizam aproximadamente 4 milhões de reais, conforme pode se constatar no Portal da Transparência e na CGU [Controladoria-Geral da União], convênios de 2006, 2007 e 2008, onde estas obras ou estão paralisadas ou foram canceladas, por irresponsabilidade do atual Prefeito. São elas: Iluminação do Estádio “Fernandão”, Pórtico de boas vindas do Mirante e Santuário São José, o açude público da comunidade Boágua, o convênio de poços artesianos, o Posto de Saúde da comunidade da Pintada, que o Prefeito deixou cancelar e perder uma parcela no valor de 50 mil reais. Ainda tem mais obras, como a Escola de Ensino de Infantil, que o Prefeito Edmilson já gastou o dinheiro e a obra não foi concluída, além das adutoras que levam água para as comunidades Cachoeirinha, Picada 1 e 2, Viramundo, Gama, Salvaterra, Barbosa e Retiro. Os recursos foram todos conseguidos no meu mandato e o dinheiro já foi gasto e a obra não foi concluída no atual mandato. Outras obras, com recursos assegurados também no meu mandato, como as Praças do Largo da Paz, Boágua e Garrota Morta, o calçamento da Serrinha do Major e a nova estrada que dá acesso ao Mirante e Santuário São José, a partir da BR 226, que também estão paralisadas por falta de compromisso público do atual prefeito. A adutora do Sítio Porcos, com recursos do PAC, sequer foi iniciada, bem como o convenio de banheiros, herdado do meu mandato e o convênio do PAC, também relativo a construção de banheiros, no valor de 300 mil, que tiveram seus recursos gastos parcialmente e sem nenhuma unidade entregue à população. Recomendo inclusive às famílias que procurem a Prefeitura para exigir a construção dessas obras. A verba das reformas de casas, conseguidas ainda no meu mandato, há mais de seis meses foi gasta e os benefícios ainda não chegaram às famílias. Edmilson fala que teve participação na construção do Ginásio do Viramundo e de ruas da comunidade Boágua, quando na verdade nem a contrapartida da Prefeitura ele deu, por que são obras empenhadas e construídas no meu mandato e que apenas foram concluídas no mandato dele. Edmilson mente quando fala que está fazendo uma adutora com recursos próprios para beneficiar 118 famílias, quando na verdade eu deixei empenhados recursos que foram pagos no seu mandato e que ele gastou e tem agora a obrigação de concluir a obra. O Prefeito mentiu outra vez quando disse que atrasei o pagamento do funcionalismo por 2 meses, por causa de festas, isso prova mais uma vez que ele está totalmente desajustado, pois ao longo de 8 anos nunca atrasei um mês de salário dos servidores. Sobre os programas sociais, o único avanço que aconteceu no seu mandato foi a demissão da psicóloga da Casa da Família. Quanto a conservação dos prédios públicos, somente no último ano de seu mandato é que as primeiras demãos de tintas estão sendo passadas, e mesmo assim, apenas nas fachadas dos prédios. O Estádio de Futebol “Fernandão”, por exemplo, tem sua grama praticamente destruída, pelo desprezo e irresponsabilidade dele. Sobre os equipamentos de informática do FNDE, para informatização das escolas e implantação do Telecentro, parte desses equipamentos foram entregues ainda no meu mandato. Aqui quero novamente reafirmar que a maioria do pouco que ainda tem sido feito foi assegurada durante a minha gestão.

S.O.S. Antonio Martins – Na entrevista que o senhor deu à Rádio Vida, dia 9 de março, ressaltou que o Prefeito Edmilson Fernandes não dava oportunidade aos médicos filhos da terra. No último dia 23 de março foi a vez dele rebater suas declarações, afirmando que o senhor também não prestigiou seus conterrâneos na época em que administrou o município.
Dr. Zé Júlio – Sobre os médicos filhos de Antonio Martins, todos que trabalharam no meu mandato, saíram na gestão do atual Prefeito. Os médicos que trabalharam no meu mandato, com exceção de Dr. Francisco Fernandes, que saiu por uma questão política, os demais permaneceram ao longo de minha gestão, deixando de trabalhar no município durante o mandato de Edmilson Fernandes. Certamente saíram no mandato dele por atraso e dificuldades para receber seus pagamentos. Quanto a Dr. Josair, o Prefeito mente mais uma vez ao afirmar, pois a prefeitura não ficou com débito em relação ao mesmo.

S.O.S. Antonio Martins – Respondendo a pergunta do radialista José Nilson, da Rádio Vida de Martins, Edmilson Fernandes disse que não fazia politicagem com o Programa Minha Casa Minha Vida, conforme o senhor havia afirmado.
Dr. Zé Júlio – O prefeito continua mentindo quando nega que não tem usado o Programa Minha Casa Minha Vida com fins eleitoreiros, pois há provas que ele distribuiu casas com aliados, pré-candidatos a vereador, para cadastrar beneficiários, o que é inadmissível, por que é um programa do Governo Federal, tal qual o Bolsa Família, onde todas as famílias carentes se sentem no direito de se cadastrar e de receber a sua casa, onde na verdade a Prefeitura não tem nenhuma despesa na construção delas, pois é um programa exclusivamente do Governo Federal. Cabe ao município apenas cadastrar os beneficiários.

S.O.S. Antonio Martins – Durante a entrevista, o Prefeito Edmilson Fernandes disse que o senhor não havia deixado 4 milhões de reais em obras empenhadas. Como o senhor vê tal declaração?
Dr. Zé Júlio – A incompetência e a irresponsabilidade do atual Prefeito fizeram-no incapaz de concluir uma única obra. Um prejuízo imensurável e irreparável para o município de Antonio Martins. Se não fez nada até agora, ainda tem a fantasia e a ousadia de anunciar obras antes do período eleitoral. Não acredito, pois os recursos dessas obras, pagos no atual mandato, foram gastos e as obras não foram concluídas. As demais foram canceladas por falta de iniciativa e irresponsabilidade da atual gestão. O açude da comunidade Boágua e os poços artesianos foram convênios firmados com o Ministério da Integração Nacional e cancelados por falta de acompanhamento da atual administração. A iluminação do estádio de futebol “Fernandão” e o Pórtico do Mirante e Santuário São José também se perderam por desprezo do poder público. Edmilson Fernandes falta com a verdade o tempo todo e o povo de Antonio Martins bem sabe quem ele é e sabe quem está falando a verdade.

S.O.S. Antonio Martins – Dr. Zé Júlio, o Prefeito Edmilson Fernandes afirmou que a Escola Infantil foi uma obra conseguida pelo Deputado Federal Betinho Rosado e que o senhor inclusive havia dito a ele que deixasse de lado, pois o município não tinha condições de executar devido ao alto custo. Já o senhor conta outra história. Quem está falando com a verdade?
Dr. Zé Júlio – A escola de ensino infantil já deveria está funcionando há mais de dois anos e encontra-se inacabada, sem recursos para conclusão, pois é público e notório que o dinheiro já foi todo gasto pela atual gestão. Edmilson continua mentindo ao afirmar que a escola é uma emenda de Betinho Rosado e que os recursos foram liberados pelo Senador José Agripino. Não é verdade. Quero deixar bem claro aqui que a emenda é na verdade de autoria do Ex-deputado Federal Ney Lopes, aprovada no orçamento (OGU) de 2006. Como ele não conseguiu se reeleger em 2007, eu, como Prefeito de Antonio Martins, priorizando os investimentos na educação, procurei a Deputada Federal Fátima Bezerra, do PT, da base do então Presidente Lula, e bastante prestigiada no FNDE, conseguimos após várias audiências que os recursos fossem liberados para a construção da Escola Infantil, através dessa emenda parlamentar. Não tenho nada contra o Deputado Betinho Rosado, mas a emenda não é de sua autoria e nem tão pouco ele se esforçou para viabilizar a construção da Escola Infantil. Infelizmente vemos essa obra da mais alta importância está inacabada, prejudicando as crianças de Antonio Martins. Isso mostra o tamanho da irresponsabilidade administrativa do Prefeito Edmilson Fernandes.

S.O.S. Antonio Martins – O Prefeito Edmilson Fernandes disse que desconhecia débitos dele junto ao INSS e que o senhor é quem havia endividado o município, com precatórios junto à Justiça do Trabalho. O que o senhor tem a dizer?
Dr. Zé Júlio – Sobre o endividamento do município, o prefeito Edmilson Fernandes irresponsavelmente e criminosamente está faltando com a verdade mais uma vez, ao negar dívidas contraídas por ele junto ao INSS, de forma irresponsável quando mentiu para a Justiça, cometendo crime de improbidade dizendo ter um crédito tributário e sonegando por 8 meses o pagamento ao INSS, gerando um débito de cerca de 1 milhão e 800 mil reais, com juros e multas, e agora tenta parcelar a dívida, empurrando para a gestão seguinte, cometendo crime fiscal e infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF].  O Prefeito mente, inventando débito do INSS no valor de 2 milhões e 800 mil reais de gestões anteriores. Mente também inventando débito da Prefeitura junto a Cosern, que não existe. Quanto aos precatórios do FGTS que tramitam na Justiça do Trabalho, quero ressaltar que nada foi pago durante esse mandato e este precatório é fruto de um projeto elaborado pelo próprio Edmilson Fernandes, quando era assessor jurídico da Prefeitura de Antonio Martins, durante o meu mandato e que até o momento ele, como Prefeito, não pagou um único centavo. Durante os meus 8 anos como gestor, paguei enormes dívidas trabalhistas junto ao INSS, deixadas por gestões anteriores e, portanto, o atual Prefeito na verdade tem sido beneficiado nessa questão de débitos, pois tem pagado poucos débitos de mandatos anteriores e ainda está parcelando as dívidas contraídas por ele para as próximas administrações.

S.O.S. Antonio Martins – Respondendo a pergunta do radialista José Nilson, sobre a fileira de árvores arrancadas na entrada do município, o Edmilson Fernandes falou em alto e bom som que “arrancou e arrancaria quantas vezes fossem necessárias”. Como o senhor vê essa atitude antiecológica do Prefeito?
Dr. Zé Júlio – O exemplo que ele deu como gestor, cometendo um crime ambiental, acaba incentivando à população a fazer a mesma coisa e ele não tem moral para impedir que outras pessoas façam o mesmo.

S.O.S. Antonio Martins – Ao encerrar sua entrevista, o Prefeito Edmilson Fernandes agradeceu o apoio dos parceiros e, em especial, do chefe da Emater, Altemar Bezerra, afirmando que ele havia sido afastado durante a sua administração e hoje era parceiro dele. O que há de verdadeiro por trás dessa afirmação?
Dr. Zé Júlio – Sobre Altemar, que Edmilson Fernandes tanto gosta de fazer referências, quero dizer que ele durante o meu mandato chegou a ser prestigiado com a Secretaria de Agricultura e, no mandato do atual Prefeito, ele baixou de patente, pois passou a ser mero coordenador. Edmilson mente, pois eu não tirei Altemar da Emater. O que ocorreu é que Altemar não aceitou a chegada de um conterrâneo nosso, técnico concursado, e se sentindo incomodado preferiu sair do órgão. E isso é tudo.

S.O.S. Antonio Martins – Dr. Zé Júlio, quais são suas considerações finais sobre a entrevista dada pelo Prefeito Edmilson Fernandes?
Dr. Zé Júlio – Quero finalizar essa entrevista lamentando mais uma vez, pelas inúmeras mentiras e maldades proferidas pelo Prefeito Edmilson Fernandes, que chega ao final do seu mandato sem ter o que apresentar à população e ainda vai à rádio difamar e mentir contra aquele que lhe deu a mão, que foi solidário em todos os momentos difíceis da sua vida e com o apoio do povo deu uma Prefeitura a ele, sem nenhum esforço pessoal, tendo ainda o prazer de ter sucedido um prefeito premiado no Rio Grande do Norte e no Brasil, e hoje tem a ousadia e a ingratidão de fazer calúnias e afirmações mentirosas, com o intuito de enganar a todos. Não apresenta ações efetivas, as obras em curso são oriundas do meu mandato, outras pequenas obras que foram realizadas são de parceiros, como ONGs e associações, sem falar que os equipamentos adquiridos são de programas do Governo Federal. O Prefeito Edmilson Fernandes será lembrado para sempre pelos seus atos de autoritarismo, perseguição, por falta de investimentos, de emprego, abandono da saúde publica e desprezo pelo patrimônio publico.

2 comentários:

  1. Dotor Zé Júlio,nós todos sabemos que Edimilson Fernandes é um corrupito. E que na quele homen só existe maldade. O povo está sofrendo e clama a sua volta.Tenha orgulho do seu nome e do seu trabalho pois ninguem já mais fez o que o senhor nessa cidade.Continui verdadeiro com o povo dessa terra, o povo clama a sua volta.

    ResponderExcluir
  2. esse prefeito pensa q o povo nao sabe do q ele fez e o q nao fez.
    ninguem esqueceu do dinheiro q foi tomado(no fraude do concurso),isso é um grande desrespeito.
    ou será q ele acha pq ele colocando uma pedra em cima e o dinheiro do povo no bolso é obrigado o povo esquecer.
    será???serà q ele é capaz de pensar q o povo é doido???

    ResponderExcluir