sexta-feira, 18 de maio de 2012

Prefeito de Antonio Marins promoverá festança junina com o município em estado de emergência

                                                                                                                                 Fotos: Reprodução
Além de missas na Capela, Festa de Santo Antonio terá festança de 13 dias




Em pleno período de estiagem, com os açudes secos, a população há mais de seis meses sem um pingo de água nas torneiras e o município em estado de emergência desde o último mês de fevereiro, o Prefeito de Antonio Martins, Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), resolveu anunciar uma festança de 13 dias, sendo três finais de semanas seguidos de shows, com no mínimo três atrações por noite e tudo isso para saudar o padroeiro do município, Santo Antonio.

Nada contra o evento, muito pelo contrário, deve ser realizado, mesmo estando fora do contexto religioso a que se propõe, pois gera renda temporária para a população, que em sua maioria está desempregada, e complementa a programação da tradicional Festa de Santo Antonio, promovida pela Diocese de Mossoró, por meio da Paróquia de Martins e de caráter estritamente católico, com missas, novenários. Afora isso, serve também para projetar os artistas da terra, o que já é motivo de sobra.

O problema é que Antonio Martins não tem a menor condição, nem tão pouco infraestrutura, para receber nesse momento turistas e visitantes, quanto mais por um período de 13 dias.

Como o Prefeito Edmilson Fernandes decretou estado de emergência (Confira aqui), devido a seca, seria mais prudente conter os gastos nesse momento, e não o contrário, como ocorrerá.

O município de Antonio Martins enfrenta uma crise gravíssima, em todos os sentidos. Diversas obras estão paralisadas, a população sem assistência à Saúde, os professores e o funcionalismo público como um todo recebendo salários atrasados todos os meses, passando por privações e dificuldades que também atingem os fornecedores do município, prestadores de serviços e trabalhadores da construção civil, que desempregados se deslocam em busca de oportunidades longe de sua terra e de seus familiares.

Invés de torrar dinheiro público num evento desses, de tamanha envergadura, o chefe do executivo deveria investir era numa solução para os transtornos causados pela falta de água, aumentando, por exemplo, o número de carros-pipas para o abastecimento da população, que não tem sido suficiente, mas ao contrário disso, o que fez ele?

Em pleno ano eleitoral, essa festança de 13 dias acaba sendo uma ótima oportunidade para o Prefeito Edmilson Fernandes passar a existir aos olhos da população de Antonio Martins.

A programação do evento não é nada modesta. O arrasta-pé promovido pelo mandatário de Antonio Martins contará com mais de 20 atrações.

Para bancar toda essa festança, o Prefeito conseguiu uma ajuda de custo simbólica do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, sendo que a maior parte das despesas será paga pela Prefeitura.

Enquanto isso, o rebanho segue morrendo na zona rural, sem pasto, com sede e fome. O desabastecimento de água atinge toda a população, que mau tem o que beber.

Mesmo diante de toda essa situação, o Prefeito Edmilson Fernandes prefere é investir em festa, que parece dá mais retorno a ele. É a famosa política do “Pão e Circo”, o que é lamentável.

É esperar que ele não caía na tentação de usar de outra forma os recursos que serão enviados pelo Governo Federal destinados à emergência, pois o Tribunal de Contas do RN e o da União já avisaram que atuarão em conjunto com o objetivo de evitar que o dinheiro público seja desviado de suas finalidades precípuas.

Cópia do Decreto de Situação de Emergência, com validade de 180 dias

7 comentários:

  1. e como e que as pessoas vão para as festas se ele não paga a ninguém

    ResponderExcluir
  2. acho mesmo que a cidade precisa de alguma coisa pra alegrar a tristesa que é a seca.ao menos teremos a elgria de não vem uma festa tão tradicional cair no esquecimento.o povo tem direito a cultura e lazer e a festa de padroeiro é cultura,lazer e muita muita diversão pra esse povo tão sofrido.sinto muito em descordar de opinião mais o povo,a juventude despensa tudo,suporta tudo ,menos fica sem uma grande festa de padroeiro.e quanto a promoção politica,todos se promovem nesse periodo e nenhum pode falar do outro pq todos ja passaram por essa situação e jamis deixaram de fazer a festa.portanto caro blogueiro descordo plenamente de vc.e vamos a grande festa de padroeiro pra esquecer as tristeza e reunião esse povo tão sofrido e ao mesmo tempo tão alegre e que estão anciosos pra chegar a hora de começar a festança e encontrar seus amigos e familiares que muitas vezes se deslocam de tão longe pra animar o evento .e brasileiro da um jeitinho pra tudo e nordestino pra tudo e mais um pouco.fica aqui o meu abraço e as minhas desculpas se as minhas palavras não te agradarm visto que não sei quem é vc.

    ResponderExcluir
  3. espero que meu comentario seja aprovado!

    ResponderExcluir
  4. espero anciosa que meu comentario,o primeiro feito ,seja aprovado!

    ResponderExcluir
  5. Ao que entedie, quer dizer que Antonio Martins, não tem condição de receber os filho que morram ou estão fora, pelo fato do município estar em estado de emergência? Acho que não!Antonio Martins martins, lamentavelmente não é o único município em emergência, e esta é uma festa tradicional, aonde todos esperam pelo período de 1 ano para essa ocorra.

    Obrigado pela atenção.

    Um leitor diário.

    ResponderExcluir
  6. eu concordo com a festa sim,só que com a situação que o municipio se encontra um dia de festa seria suficiente, pois os pagamentos atrasados não nos deixa aproveitar bem essas festas, além do mais sem o pagamento do terço de férias é impossível ter um extra para gastar, pois fica as crianças querendo aproveitar o parque, e não pode, pois a unica renda que a maioria dos funcionários tem é a prefeitura, além do mais pode sim ter os treze dias de feste, mas de festa religiosa, pois esta não gera gasto para o municipio, pois o prefeito não doa nada para a igreja, portanto.....

    ResponderExcluir
  7. isso mesmo a populaçao de antonio martins tem mais e k rezar por dias melhores , essa de viver de politica ja era so kem enche o rabo sao os politicos graças a deus eu sair dai a pior coisa do mundo vc depender de politicos pra por comida na mesa.meus conterranios ponha a mao na conciencia e corra atras do atual prefeito pra ele se virar e e resolver o problema da agua , e uma vergonha ,ele recebeu a cidade das maos de dr ze julio tao linda e bem zelada e vai devolver uma vergonha.

    ResponderExcluir