terça-feira, 6 de novembro de 2012

Esclarecimento: filha abandona mãe idosa de 68 anos no Sitio Garota Morta por divergência política


Direito de Resposta sobre o ultimo comentário feito no dia 30 de outubro de 2012 no blog SOS Antônio Martins. Filha Esclarece o Verdadeiro ocorrido.

                                                                                                              Fotos: Reprodução
Dona Maria Concebida da Conceição, de 68 anos, abandonada pela filha Neci Fernandes


Elení Fernandes denunciou situação de abandono da mãe

“Martins (RN) 04 de novembro de 2012,

Ao blog SOS Antônio Martins

Venho através desta, expressar meus sentimentos de constrangimento diante do episódio sucedido com minha mãe (Maria Concebida da Conceição) no Sítio Garrota Morta, município de Antônio Martins RN, no dia 28/10/12.

Fiquei estarrecida quando vi o comentário no Blog SOS Antônio Martins. Parei por alguns minutos e decidi postar também o meu comentário, pois sei que, ‘A verdade deve ser conhecida. Ela redimirá a alma dos que já se foram e aliviará o peso dos que conduzem, ainda vivos, sua alma dilacerada’.

Minha irmã, Neci Fernandes dos Santos é casada com Edmilson Fernandes dos Santos e mora no Sítio Pintada, município de Antônio Martins.

A mesma cuida carinhosamente de minha mãe por muitos anos, atitudes reconhecidas pela família e vizinhança, ISSO É VERDADE, assim como É VERDADE que RECUSOU A VISITA do médico Dr. Zé Julho, FECHOU A PORTA da Casa e PRESSIONOU minha mãe a responder questões ligadas à campanha passada e, ainda de acordo com seu esposo, Edmilson, decidiu abandoná-la. Meus irmãos, que moram em casa e muitos da comunidade dão testemunho.

EU DOU TESTEMUNHO de que, durante a campanha, por várias vezes, encontrei minha mãe chorando por ter sido presenciada com gestos, palavras e atitudes desagradáveis proferidas por Neci.

Fui a casa dela para conversar, mas de fato não fui compreendida. Em Martins recebi de NECI um telefonema, dizendo que descesse logo a Serra para ficar com minha mãe que ela, Neci, Já estava indo embora.

Chegando à casa de minha mãe, encontrei-la banhada em pratos, em seu rosto vi as marcas da opressão e do desgosto pelo falta de reconhecimento por parte de quem cuida dela há muitos anos e aproveita dessa oportunidade para impor poderes sobre a mesma.

Constatei no sofá da sala as bolsas e sacolas arrumadas, de imediato ela me repassou em partes a medicação que a mesma está tomando, trocamos palavras e ela se mandou. O meu irmão, João Fernandes (Teté) é testemunha da nossa troca de palavras, pois o mesmo já havia lhe repreendido na noite anterior.

É pura verdade que minha mãe é realmente uma pessoa idosa, é diabética, hipertensa e está doente. No mês de outubro foi hospitalizada no Hospital Regional de Pau dos Ferros, passou por vários médicos e, inclusive, por Dr. Zé Júlio, que recentemente havia lhe consultado em sua própria casa.

Como líder capacitada pela Pastoral da Pessoa Idosa sei que no ESTATUTO DO IDOSO LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. TÍTULO I Das Disposições Preliminares consta que:

Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
Art. 6o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

RESUMINDO: Arrependida ou talvez alertada por alguém, Neci voltou a cuidar de minha mãe, e passou a me fazer fortes acusações, dizendo que eu a expulsei da casa de nossa mãe e que não tenho competência para cuidar dela.

Mesmo bastante envergonhada, agradeço ao Blog SOS Antonio Martins pela postagem que me provocou a esclarecer a verdade. DEIXO CLARO: Não tenho nada contra que minha irmã retorne a cuidar de minha mãe, mas voltar a pressioná-la psicologicamente e as acusações feitas a meu respeito, não vou tolerar. Mesmo consciente de que o melhor caminho é o reconhecimento da culpa e o perdão pelos erros cometidos.

Agradeço a Dr. Zé Júlio, pelo apoio, pela consideração e pela missão cumprida. Peço desculpas pelo constrangimento que lhe causaram e a todos que fazem o Blog SOS Antônio Martins, e aos que tomarem conhecimento deste fato, para que me ajudem a divulgar a verdade e resolver da melhor forma possível este e os demais problemas que venham a surgir em minha família.

Eu sou Elení Fernandes de Queiroz, solteira e moro em Martins há 20 anos. Fui funcionária da Paróquia de Martins por 12 anos. Exerci juntamente com o Padre Walter boa parte dos trabalhos administrativos da Paróquia e, em particular, das Atividades Pastorais.

Recebi várias capacitações para desempenhar minha missão, em particular: Formação Bíblica, Cursos de Missiologia, Cursos de Capacitação em Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania, pela Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa, Cursos de Fitoterapia pelo Centro Nordestino de Medicina Popular.

Continuo como Agente de Pastoral da Paróquia e recentemente fui eleita coordenadora de área da Pastoral da Criança, diretora do Ponto de Cultura “Martins Pela Arte” e apresentadora do programa Saúde é Vida na Radio Vida de Martins.

Sou formada em Gestão Ambiental pelo IFRN e em janeiro de 2013 concluirei a pôs graduação em Educação Ambiental. Presentemente sou funcionária da Fundação José Augusto exercendo o cargo de Agente de Cultura Popular da Casa de Cultura Popular de Martin/RN desde julho de 2007.

Atenciosamente,
Elení Fernandes de Queiroz”.

2 comentários:

  1. Parabéns Eleni! Esta é realmente suas características. A verdade deve ser publicada.
    Sou seu admirador secreto.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Admiro quem tem coragem de dizer a verdade.

    ResponderExcluir