terça-feira, 24 de abril de 2012

Dengue avança em Antonio Martins e blogueiro dá testemunho sobre casos da doença

                                                                                                                                            Imagens: Reprodução
Irmão Zizi, do "Blog do Irmão Zizi": família toda arreou de dengue


Embora a proliferação do mosquito da dengue esteja associada ao clima quente do Verão e, também ao período de chuvas; em Antonio Martins, os motivos para o aumento do número de casos da doença são bem diferentes.

Como há cerca de seis meses não chove e o município está sem água nas torneiras, a população tem sido obrigada a armazenar o produto de tudo que é jeito, para garantir que não falte em casa: em caixas d’água, tonéis, tambores, potes, garrafões, baldes e bacias, e isso tem favorecido o surgimento de novos criadouros do aedes aegypti.

Sem uma ação efetiva por parte do Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), o município corre o sério risco de uma epidemia, já que não tem ocorrido o combate ao mosquito e o controle da doença. A população se sente desprotegida, e com toda razão, pois faltam médicos para atender e os Postos de Saúde funcionam de forma precária.

O número de casos da doença cresce a olhos vistos. Segundo recente declaração do blogueiro e evangélico Francisco Florentino, mais conhecido por Irmão Zizi, administrador do “Blog do Irmão Zizi”, de Antonio Martins, “o mosquito da dengue está atacando com força em Antônio Martins”.

“Só na minha casa são 4 pessoas, todos sentiram os mesmos sintomas da dengue, mais algumas pessoas próximas de minha família, minha mãe, meu tio, alguns vizinhos e amigos, todos que foram ao Hospital Justino Ferreira foi confirmado dengue”, desabafou.

O testemunho do Irmão Zizi é uma prova do avanço da dengue em Antonio Martins. Não são poucos os relatos de pessoas vitimadas pelo mosquito transmissor da doença.  Em cada casa de Antonio Martins existe uma história a ser contada. 


aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes com água e as larvas transformam-se em mosquitos adultos, capazes de picar as pessoas. O quadro da dengue tem início com febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, falta de apetite e perda do paladar. 


Podem aparecer manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e braços. Surgem também sintomas digestivos como náuseas, vômitos, dor abdominal. A pessoa sente extremo cansaço, moleza e dor no corpo.

A doença pode evoluir para um estágio mais grave: a hemorrágica, que se caracteriza pelo aparecimento de manchas no corpo e hemorragias na pele ou em outras partes. Esse tipo pode até levar à morte.

A população de Antonio Martins precisa cobrar ações efetivas da Prefeitura de Antonio Martins, para combater o mosquito transmissor da doença e evitar o surgimento de novos casos da doença. A declaração de Irmão Zizi pode ser conferida aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário