sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Antonio Martins: professores, pais e alunos farão caminhada de protesto neste domingo 30

                                                                                                                                         Ilustração: Reprodução


Diante do atraso salarial de quase dois meses, professores, pais e alunos da rede municipal de ensino de Antonio Martins, promoverão neste domingo, 30 de setembro, às 7h30m, uma caminhada em sinal de protesto.

O objetivo dos docentes é sensibilizar o Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), candidato a reeleição, e chamar a atenção da população para o descaso com a Educação.

A mobilização pretende reunir mais de 200 manifestantes, que percorrerão as principais ruas da cidade, devendo culminar com um ato em defesa da qualidade do ensino público.

O Prefeito não dá qualquer satisfação aos educadores, que não têm expectativa de quando receberão o mês de Agosto. Segundo se comenta, ele só pretende efetuar o pagamento dos salários retidos após as eleições.

Na próxima segunda-feira, 1º de Outubro, completará uma semana de paralisação. O município tem cerca de 82 professores efetivos e mais de 700 alunos.

Os docentes afirmam que já não havia alternativas para exigirem tão somente o cumprimento dos seus direitos e para isso contam com o apoio dos pais e dos próprios alunos.

PROFESSORES EXIGEM RESPEITO

Além do salário, a categoria exige o pagamento equiparado dos meses de Janeiro e Fevereiro, uma vez que o aumento concedido pelo Prefeito foi dado somente em Março e sem o retroativo.

Os educadores pedem também o retorno do pagamento para o dia 30 de cada mês ou até o quinto dia útil do mês seguinte, bem como o terço de férias e a incorporação de títulos, que aumenta em 5% seus salários e que, de forma desrespeitosa, não vem sendo pago na atual gestão.

Os professores querem a incorporação das Letras, que foram subtraídas pelo Prefeito Edmilson Fernandes logo depois de ter sido eleito. A reivindicação é mais do que justa.

Implantado em 2002, durante a gestão do Médico e Ex-prefeito Dr. Zé Júlio (PSD), candidato a Prefeito de Antonio Martins, o beneficio é uma forma de reconhecimento à ascensão profissional da categoria.

Para cada dois anos de atividade, os professores avançavam uma Letra, que equivale a um aumento de 15% sobre seus salários. Quando deixou o cargo no final de 2008, os professores estavam na Letra “C”.

Ao assumir em janeiro de 2009, o Prefeito Edmilson Fernandes fez com que todos voltassem a Letra “A”, o que causou uma profunda revolta na categoria.

No ano passado, depois de muita negociação, Edmilson Fernandes resolveu conceder a Letra “B” aos educadores, quando na verdade, este ano, eram para estar sendo promovidos a Letra “E”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário