quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Antonio Martins: supostos atentados contra o Prefeito podem ser armações políticas criminosas

                                                                                                                                                  Foto: Reprodução
Secretário de Segurança, Aldair da Rocha tem em mãos pedido para investigar episódios


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte precisa dar uma resposta rápida à população de Antonio Martins sobre os supostos atentados sofridos pelo Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), que é candidato a reeleição, mas que pode ter sido o próprio autor dos dois episódios, numa armação juntamente com seus aliados.

A Coligação “Para Antonio Martins Voltar a Crescer”, representada pelos partidos PSD, PHS, PMN e PC do B, que formam o bloco de oposição ao Prefeito, enviou petição ao Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, solicitando providências em caráter de urgência na tentativa de elucidar com maior celeridade os fatos ocorridos no município em circunstâncias duvidosas.

No dia 19 de agosto, o veículo em que trafegava com sua esposa, Gilma Mafaldo, foi atingido por um único disparo de bala, coincidentemente ou não, exatos 30 dias depois, o Prefeito disse ter sido vítima de agressão física próximo ao Sítio Ramada, salientando que os dois episódios ocorreram em local ermo e sem testemunhas. Em ambos, Edmilson Fernandes saiu ileso.

No primeiro, o projétil atravessou o vidro do carro e se alojou em um dos bancos. Ele declarou que ainda teve tempo de fazer a manobra e encostar junto à casa de um familiar, conseguindo despistar os dois indivíduos, que vinham numa moto. O que é estranho é que só foi disparado um só tiro, quando sabemos que em geral nesses casos os criminosos costumam descarregar toda a arma, até se certificar que a vítima está morta.

No outro caso, ele apareceu apenas com alguns poucos arranhões, que em nada lembravam marcas de espancamento, sendo que pessoas que transitavam nas imediações afirmaram tê-lo visto retornando à cidade sem aparentar estar com problemas, o que pôde ser comprovado em seguida, durante sua aparição no comício do último dia 22 de Setembro, quando surgiu sem nenhum sinal de ferimentos.

Mas o que deixou todos em Antonio Martins surpresos foi rapidez com que a notícia se espalhou pela a imprensa. Logo após os supostos incidentes, o Prefeito Edmilson Fernandes procurou de imediato os meios de comunicação para afirmar categórica e intencionalmente que se trataram de crimes políticos, sem ter, contudo, provas consistentes ou evidências que levem a isso.

Entre o primeiro e o segundo suposto caso, Edmilson Fernandes e seus aliados divulgaram amplamente em blogs e jornais, chegando inclusive a distribuírem material impresso e exploraram o assunto exaustivamente em cima de palanque, atribuindo aos seus adversários.

O que chama ainda mais a atenção é que, desde o primeiro episódio, o Prefeito teve a oportunidade de contar com escolta policial, ao passo de declarar que iria fazer a solicitação e, mesmo assim, preferiu continuar andando sozinho, sem se importar para o caso.

Por tudo isso, e mais outros elementos, os supostos atentados podem não ter passado de armações forjadas pelo Prefeito Edmilson Fernandes e seus aliados, a exemplo da montagem de áudio fraudulenta que fizeram na tentativa de tirar proveito da situação e incriminar a oposição.

A montagem é tão nitidamente grosseira que facilmente se percebe se tratar de mais uma armação, o que demonstra o desespero do candidato em obter a todo custo a reeleição.

Nada levar a crer na versão de atentados. Nem a própria população de Antonio Martins, em sua grande maioria, acredita que tenha sido um crime premeditado, nem que haja conotação político-eleitoral.

Porém, quem vai apontar o culpado ou os culpados, será a Polícia Civil, após concluir o caso. Os peritos colherão provas e testemunhos, antes de apresentar o resultado das investigações.

A campanha eleitoral em Antonio Martins tem tomado um rumo bastante perigoso, com supostas ameaças e atentados. Só falta agora ocorrerem mortes, embora já tenham ameaças neste sentido.

No episódio da agressão física, segundo as declarações de Edmilson Fernandes à imprensa, um dos indivíduos disse que ele seria morto se ganhasse o pleito, o que em nada beneficiaria o candidato da oposição, embora o Prefeito relute em explorar politicamente os fatos à exaustão.

Na outra ponta do problema, Antônio Martins vivencia a maior crise político-administrativa desde a sua fundação, há 49 anos, com servidores sofrendo ameaças e até demissões, tudo de forma ilegal e arbitrária, sem falar na falta do pagamento de salários, os fornecedores e prestadores de serviços lesados, as obras paralisadas e outras canceladas, onde o que se constata é o patrimônio público abandonado, o que causa convulsão social de todos os segmentos da sociedade.

As forças de segurança do Rio Grande do Norte precisam acompanhar de perto o desenrolar do pleito municipal e solucionar os estranhos episódios até aqui registrados, antes do término da campanha.

A população de Antonio Martins e a opinião pública do Estado querem uma resposta para o que vem ocorrendo no município no decorrer das eleições. Enquanto isso não ocorre, resta saber qual será a próxima armação do Prefeito Edmilson Fernandes e seus aliados contra a Coligação adversária, que parece contar com a preferência do eleitorado.

Um comentário:

  1. Só falta agora um atentado a prefeitura com avioes,minas terrestres,canhões e tiros de metralhadora.vai aprender a criar vergonha seu prefeitinho papagaio

    ResponderExcluir