segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ex-secretária da Educação de Antonio Martins diz que houve perseguição política e cita nomes

                                                                                                                 Reprodução


A professora Ana Maria Vieira da Silva, que nos últimos três anos esteve à frente da Secretaria da Educação de Antonio Martins, e que pediu demissão do cargo no último dia 9 de janeiro, confirmou em entrevista exclusiva, concedida ao blog S.O.S. Antonio Martins, que logo após sua saída ocorreu perseguição política e cita nomes.

Durante o período em que foi titular da pasta, Ana Vieira teve a oportunidade de implantar diversas ações no âmbito da educação. Foi de iniciativa da pedagoga a adesão ao Proinfo, que capacitou educadores na área de informática, e o Pró-Letramento, que qualificou professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental em Português e Matemática, bem como a aquisição de laboratórios de informática para as escolas municipais das comunidades de Picada ll e Boágua (5 Computadores para cada escola) e Muquém ll (19 computadores).

Antes de entregar o cargo ao Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), a Ex-secretária ainda teve tempo para conseguir a aquisição de material didático pedagógico para as escolas do campo (globo, dorso humano, material emborrachado, quebra cabeça, jogo lúdico, etc.) e de 250 bicicletas, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), junto ao Programa Caminho da Escola.

Ana Vieira deixou encaminhadas várias outras ações, para serem executadas no biênio 2012-2014, como aquisição de mais 250 bicicletas e os capacetes, kit de carteiras para alunos e professores, construção e reformas das escolas, geladeiras para as escolas, ônibus escolar, etc.. O blog S.O.S. Antonio Martins agradece pela entrevista dada e parabeniza a educadora pela coragem em romper com o sistema governista e revelar o que se passa nos bastidores do poder em Antonio Martins.

ENTREVISTA
1º - Qual e porque motivo maior a levou a pedir demissão do cargo de Secretaria da Educação?
Blog S.O.S. Antonio Martins – No decorrer dos últimos meses vinha me sentido sem condições de administrar pela tamanha desunião que estava ocorrendo, até mesmo dentro da Secretaria, pois é um cargo de muita responsabilidade, mas também desejado por muitos. Sabemos que sempre existe aquele grupinho que age e com isso faz acontecer a perseguição política.

2º - Sua equipe deixou a desejar?
Blog – Minha equipe de trabalho, equipe essa que sempre deu conta do trabalho, lutou sem procurar prejudicar ninguém trabalhando em harmonia total, não via nenhum motivo para que houvesse mudança dos mesmos.

3º - Além da senhora, quem mais deixou as funções na Secretaria?
Blog – Não estou aqui para prejudicar ninguém, mas todos sabem que no dia em que sai, logo em seguida, a equipe que diziam ser minha foi toda transferida, com exceção da ASG, os demais, Francisca, Claudia, Janine, Filho e Jean, foram todos transferidos sem nenhum motivo, apenas por não serem correligionários. Entendo que tenha sido por isso, pois foram amigos que realmente conquistei.

4º - A senhora acredita que a nova Secretária nomeada (Aldenora Paiva), irá encontrar dificuldades em exercer um cargo com tanto responsabilidade em um ano com eleições municipais?
Blog – Quanto a atual Secretária, acredito que não vai ser diferente, enfrentará muitas dificuldades em sua administração, como já falei: pelo grupinho, que é pequeno mas de maledicência, que até para o Perfeito torna difícil sua administração. É um cargo que o salário não compensa, diante de tanta responsabilidade. É mais de dedicação mesmo e isso sei que a nova secretária tem.

5º - Quais os motivos que levam os professores do município a receberem seus salários com constantes atrasos, uma vez que os recursos são assegurados em dia pelo Fundeb 60? E com relação ao Fundeb 40?
Blog – Em relação aos salários dos professores, mesmo  com seus recursos assegurados tanto do Fundeb 60 e 40, não sei os motivos que os levaram a atrasá-los.

6º - Como o Conselho Municipal de Educação de Antonio Martins tem atuado, já que em tese deveria fiscalizar a área educativa do município, garantindo o bom desempenho das funções e evitar desvios dos recursos?
Blog – Sabemos que é muito difícil um conselho ser atuante, mesmo porque nem conselheiros  querem ser,  são como diz o ditado “Por livre e espontânea pressão”.

7º - Quanto tempo a senhora ficou à frente da Secretaria da Educação?
Blog – Estive a frente da Secretaria Municipal de Educação, por duas vezes. A primeira vez foi no gestão de Dr. José Júlio, onde estive por três anos. Agora, por mais três anos, na gestão de Dr. Edmilson Fernandes.

8º - O que pode destacar do período em que esteve como titular da pasta?
Blog – Nesta segunda gestão não foi difícil me adequar aos trabalhos da Secretaria, pois já tinha experiência do mesmo, mas foi um período para algumas conquistas em termo de relacionamento, até mesmo familiar, no trabalho em que estava atuando e com toda a educação do nosso município. Foi também um período de conquistas em que me fez entender melhor coisas dentro da política de Antônio Martins.

9º - Como era sua autonomia como Secretária?
Blog – Quanto ao meu trabalho dentro da Secretaria da Educação, sempre trabalhei com garra, procurando ajudar a diminuir as despesas o máximo que pude, sem que prejudicasse ninguém, sempre vendo o que era necessário ou não. Nunca deixei de dar conta do meu trabalho, fazendo o que era para fazer, sem que os outros fizessem e eu que levasse fama. Nisso posso dizer que fui competente, pois nunca nenhum Prefeito se prejudicou por minha causa.

10º - O que a senhora tem a deixar como mensagem à população?
Blog – Aqui ficam minhas desculpas para aqueles que, de uma forma ou de outra, deixei de fazer algo. Para me foram mais anos de aprendizado e em nenhum momento me senti desprazer em trabalhar com a Educação, pois sou Educadora no município há 32 anos e sempre dei conta do meu trabalho, com muita dedicação e competência. Ao blog S.O.S. Antonio Martins, meu muito obrigada!

11º - Pelo trabalho prestado neste mandato, tem como fazer um resumo de prestação de contas?
Blog – Nunca precisei de ninguém para dizer o que fizesse ou deixasse de fazer, para isso estou listando os Programas, que através da Secretaria da Educação, e o PAR (Plano de Ações Articuladas) foram executados durante o período em que estive a frente dos trabalhos:
Adesão dos Programas:
Formação de Professores de 1ª e 2ª Licenciatura pela Plataforma Freire (2009); Pró-Letramento: Capacitação de professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental em Português e Matemática (2009/2010); Gestarll: Capacitação para professores do Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano em Português e Matemática (2009); Escola Ativa: Nova Metodologia para o trabalho com as salas de aula multisseriadas na Educação do Campo com Professores do Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano (2009/2010/2011); Formação pela Escola (Capacitação para Conselheiros) (2010/2011); Curso  Gênero e Diversidade (Capacitação voltado para profissionais da Educação) (2011); e PROINFO (Capacitação para professores na área de informática) (2010/2011).

Aquisição de Equipamentos:
Laboratório de Informática para as escolas municipais das comunidades de Picada  ll  e Boágua (Cinco Computadores para cada escola) (2010/2011); Laboratório de Informática para a Escola municipal da comunidade de Muquém ll (19 computadores) (2011); Projetor Proinfo para a escola Municipal José Inácio de Carvalho (2011); Notebook para a Escola da Ramada para alunos com necessidades especiais (2011); Doação de polpa e arroz através da cooperativa (COAFAP)de Apodi para complementação da merenda escolar (2009/2010/2011); Aquisição de material didático pedagógico para as escolas do campo (globo, dorso humano, material emborrachado, quebra cabeça, jogo lúdico, etc.) (2011); e Aquisição de 250 bicicletas (2011).

Ações que ainda não chegaram (para 2012 a 2014):Aquisição de mais 250 bicicletas e os capacetes, projetor  para todas as escolas, ventiladores, kit de carteiras para alunos e professores, construção e reformas das escolas, geladeiras para as escolas, ônibus escolar, etc. (com o Equipe do PAR poderão ter acesso a todos esses pedidos que já foram concluídos).

8 comentários:

  1. Ana Maria, foi uma ótima secretária de educação!!!É uma pena que o atual prefeito não soube valorizá-la da maneira que ela precisava ter sido. Tenha certeza A.Maria, que outras oportunidades virão em breve pra vc assumir o seu trabalho com dedicação e empenho que vc sempre mostrou conduzir muito bem.É lamentável que o nosso munícipio esteja passando por mudanças desonestas em todos os setores que compõe o quadro municipal! O que nos revalta é saber que por trás dessas mudanças está uma política sebosa e perseguidora...
    Temos certeza que a população de Antônio Martins, fará justiça nesta eleição...
    Ana Maria, pra vc deixo meu apoio e não se deixe levar pelas mentes maldosas, pois vc fez o que deveria ter feito ha´muito tempo... Todos nós que a conhecemos, sabemos de suas ótimas qualidades e família hj em dia, é aquela que nos considera como família...
    Que deus te proteja sempre,pois vc denonstrou ser uma mulher de muita coragem nesta decisão que vc tomou...

    Atenciosamente:

    Alguém que gosta muito de vc e sabe de toda sua luta e dificuldades que ao longo desses anos, vc vem passando

    ResponderExcluir
  2. Quero aqui deixar o meu agradecimento a esta pessoa que tanto fez pela educação do nosso município, e dizer que foi muito bom o tempo que trabalhei com a mesma, não encontrei falhas no seu trabalho, só dedicação e valorização aos seus funcionários, e ao mesmo tempo parabeniza-la pelas suas metas alcançadas diante de seu trabalho.
    Mesmo com tantos obstáculos mostrou ser uma pessoa forte e obstinada,quero deixar aqui meu muito obrigada e lhe desejar novas conquistas.

    Fca. vanda

    ResponderExcluir
  3. Grande Profissional, Grande Mulher e uma pessoa Maravilhosa...
    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar a Professora Ana, pelo trabalho prestado na Educação em nosso Município, e lamentar o gestor atual, que apesar de não ter votado nele, sou consciente que meu voto BRANCO foi mais que justo...
    Desculpa-me Dr. Zé Júlio, por não ter aceitado seu pedido, que todos foram testemunha que o senhor no ultimo comício chorou pedindo para o povo votar nele, e não pude ser solidário ao senhor, pois nunca acreditei nesse homem.
    E ainda há comentários na cidade que uns dez dias antes da Ana pedir demissão, ele ofereceu a secretaria para um pré-candidato a vereador.
    A dúvida! Pergunta-se... Será que ele irá concluir o restante deste mandato, oferecendo os cargos e prédios públicos, como garantia de compromisso político? Sem pensar na qualidade? Vindo desse gestor não é nada de admirar...

    Um abraço Ana Maria e que Deus te ABENÇÕE cada dia mais...

    José Alencar de Sousa

    ResponderExcluir
  5. Quando eu quiser postar qualquer elogio ou mesmo uma critica não preciso me esconder no anonimato para fazer algo deste tipo, portanto quem postou o recado acima favor identificar-se e não postar nome de pessoas que em nenhum momento se envolveu em tal questão. No entanto faço minhas as palavras acima, obrigado por quem postou elogios a minha mãe, tenho certeza q ela é digna de todos, só não gostei por usarem meu nome, digo meu por que na cidade existe apenas uma Rejane e esta sou eu, não queiram fazer intrigas onde não existe, postem comentários saudáveis e identificando-se, pois só somos dignos de verdades, quem se esconde atrás do anonimato não merece uma resposta para tal ação. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Senhor Blogueiro.
    Quero Aqui registrar a minha satisfação de ter trabalhado com a Profissional ex-Secretária de Educação a Senhora Ana Maria. Foi um imenso prazer trabalhar junto de uma equipe unida. Obrigado pela valorização que sempre teve com os profissionais a qual trabalhava. Sei que muitos valorizaram seu trabalho, seu pulso forte, sua dedicação ao trabalho com a educação, seu empenho junto aos assuntos educacionais. Foi um ciclo que se encerrou, como tudo na vida. Certamente terás outros que se iniciaram. Quero aqui deixar registrado o meu fraterno abraço a toda a equipe que conosco trabalhou. Quero também relembrar e deixar Um forte abraço a também ex- Secretária Ana Lima, pessoa admirável, integra, competente e que me acolheu de braços abertos quando cheguei a Secretaria de Educação, foi um imenso prazer trabalhar junto à uma pessoa como você. E por último desejar sucesso a atual secretária de Educação Aldenora Paiva e toda sua equipe.
    Um grande abraço a todos e bom trabalho para todos nós que seguimos rumos diferentes, mas sempre com um foco único: melhorar a qualidade da educação deste município.
    Att,
    Ana Cláudia V. Leite

    ResponderExcluir
  7. Ana Maria Vieira da Silva28 de janeiro de 2012 às 04:50

    Quero agradecer a todos a este Blog deixaram seus recados e que se identificaram pois mostraram que meu trabalho foi reconhecido.Pois sei que não foi um trabalho para mim e sim em prol de toda EDUCAÇÃO ou seja de todo o município e dizer que sempre trabalhei com toda dedicação que um profissional tem a oferecer.Meu muito obrigada!!!!
    Att; ANA MARIA VIEIRA DA SILVA

    ResponderExcluir