quarta-feira, 27 de junho de 2012

Antonio Martins: oposição alerta Justiça Eleitoral para crimes eleitorais durante Convenção Partidária

                                                                                                                                           Imagem: Reprodução





A oposição em Antonio Martins a Justiça Eleitoral para as possíveis práticas de abuso de poder econômico durante a realização da Convenção do atual Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), marcada para este 30 de junho.

Conforme denúncia, o empresário Hélio de Caboclinho, casado com Alexandra, que é Pré-candidata a Vice-prefeita na chapa encabeçada pelo atual Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), que tenta a todo custo se manter no poder, teria arrendado a churrascaria de Preto, no bairro Alto da Ema, prometendo comida e bebida de graça para quem comparecer a festança.

A oposição acusa o grupo situacionista de sair divulgando por aí que vai abater cinco bois no dia da convenção, com o objetivo de atrair a população para o local, logo após a Convenção.

Os relatos indicam que o grupo pretende distribuir maciçamente ordens de combustíveis para quem comparecer ao evento, o que se configura em mais um crime eleitoral. Vale ressaltar que a Convenção é voltada aos convencionais e filiados partidários, embora a população também possa acompanhar.

Como o Prefeito Edmilson Fernandes já havia anunciado que não pretende gastar um centavo do próprio bolso, nem pode usar dinheiro dos cofres públicos, a expectativa é que a gastança fique mesmo por conta do empresário Hélio de Caboclinho, que é realmente quem está por trás do financiamento da Pré-candidatura de sua esposa.

A Procuradoria Regional Eleitoral do RN (PRE/RN) está atenta às possíveis irregularidades no processo sucessório em todo o Estado e promete agir com rigor diante de casos que fiquem comprovado.

A promessa de comida e bebida, além de ordem de combustível, como vantagens para que a população compareça à Convenção Partidária, se constituem em fortes indícios de aliciamento do eleitor, enquadrado no Art. 299 do Código Eleitoral, onde todos os envolvidos respondem, inclusive o candidato beneficiado.

A pena pelo crime é de 4 anos de prisão e pagamento de 5 a 15 dias-multa. Mas a compra de votos, mesmo que indiretamente, também pode resultar no cancelamento do registro da candidatura, na cassação do diploma ou até na perda do mandato (Art. 41-A da Lei 9.504/97).

Qualquer cidadão Antonio-martinense que tiver conhecimento de alguma irregularidade pode denunciar ao Ministério Público do RN ou à Justiça Eleitoral. Os telefones da PRE/RN são (84) 3232-3994/3900. O e-mail é: pre@prrn.mpf.gov.br.

2 comentários:

  1. bom dia amigos Antônio-martinense... é com muita tristeza que falamos sobre o caos; a falta de água em Antônio martins há 48 anos que sofremos... e esperamos dos políticos ou seja dos prefeitos e sempre a mesma promessa, até quando vamos viver de promessas,...ou sera melhor culpamos o são pedro?? isto é uma vergonha a população de Antonio martins... eu exijo providencias... mais não venham com promessas... atenciosamente... Juan Pablo...

    ResponderExcluir
  2. os comentários sera mais proveitoso quando é de acordo com o assunto. não é juan pablo ,que você esta certo está ,mas e uma opiniao minha visto que quando se interessamos em ler um depoimento, esse blog não é uma radio que você manda recado e é lido de acordo com a hora certa não. Você não acha?

    ResponderExcluir