segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rede Globo expõe fraudes em concursos públicos como o ocorrido em Antonio Martins

                                                                                                         Foto: Reprodução



No último domingo, 17 de junho, o programa “Fantástico”, da Rede Globo, exibiu uma reportagem especial onde revelava como funciona o esquema montado por empresas que transformavam concursos públicos em cabides de emprego em diversos municípios do país, a exemplo do que foi realizado em novembro do ano passado em Antonio Martins, mas anulado por recomendação do Ministério Público do RN (MP/RN), que identificou um plano que supostamente beneficiaria pessoas ligadas ao Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB).

Considerado um dos maiores escândalos em gestão pública, uma vez que lesou 1.285 candidatos que fizeram as provas, o concurso fraudado pretendia preencher 63 vagas na administração municipal, mas acabou não acontecendo mais quando tudo foi descoberto.

O golpe funcionaria da seguinte forma: como num jogo de cartas marcadas, o Prefeito Edmilson Fernandes indicaria os nomes que a instituição organizadora deveria aprovar, independente do resultado que obtivessem.

Na época, o Promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite chegou inclusive a associar o Prefeito Edmilson Fernandes com a suposta rede criminosa que vinha agindo em todo o Estado usando a empresa Concsel – Concursos e Seleção de Pessoal Ltda. como fachada para encobrir os delitos.

Na ocasião, ficou firmado que num prazo de 15 dias ele lançaria um novo edital, na modalidade de tomada de preço ou concorrência seria publicado, para a realização de um novo certame.

De lá para cá, já se passaram mais de seis meses e até agora nada foi feito. O pior nisso tudo é que ninguém sabe se o dinheiro da inscrição foi devolvido integralmente aos candidatos. Uma vergonha e um crime que continua impune.

O vídeo com o depoimento do Promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite associando o Prefeito Edmilson Fernandes com o esquema fraudulento pode ser visto logo abaixo. Já a reportagem completa do “Fantástico”, da Rede Globo, pode ser lida e assistida aqui.



Um comentário:

  1. como podemos falar em um pais democracratico se o respeito o compromisso com a nação e simplismente ignorado...isso e uma vergonha para os filhos dessa terra.

    ResponderExcluir