quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ex-prefeito de Antonio Martins ironiza pesquisa eleitoral com supostos dados manipulados

O Médico e Ex-prefeito de Antonio Martins por duas gestões consecutivas (de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008), Dr. Zé Júlio (PSD), contestou com bom humor os dados de uma pesquisa de intenção de votos para o pleito municipal de 2012 feita pela Item Consultoria e Pesquisa, divulgada em alguns blogues, com dados percentuais supostamente distorcidos, e desafiou a empresa a realizar uma nova pesquisa, só que desta vez com critérios claros e realistas.

O mais estranho nisso tudo é que a pesquisa, inicialmente publicada no blog “Emídio Sena” subitamente sumiu de suas páginas.

Faltando 10 meses para as eleições 2012, esta é a primeira pesquisa do gênero apresentada por um município do interior do RN, com exceção da capital e de Mossoró, que já haviam feito o mesmo.

Leia a seguir a íntegra da correspondência enviada como resposta ao blog “RN Política em Dia 2012”:

Prezado Mozart Maranhão,

Quero fazer a seguinte explanação: desacredito veementemente no resultado dessa pesquisa, pois tenho certeza que não expressa a verdade, nem o sentimento do povo de Antonio Martins, na cidade e na zona rural.

Uma pesquisa que vai às ruas fazer um confronto político entre o ex-prefeito e o atual prefeito, só pode querer subestimar a inteligência do eleitor, quando sabemos que ele é muito bem capaz de distinguir e pesar de cada um deles, a liderança, o carisma, o serviço prestado, o a confiança, o comportamento, os valores e, principalmente, a obra administrativa, o que certamente acabaria revelando números bem diferentes e contrários aos que foram apresentados.

Como se supõe que essa pesquisa tenha sido encomendada por alguém que muito provavelmente estará do outro lado na disputa eleitoral do ano vindouro, arrisco-me aqui a dizer que a margem de erro dessa pesquisa está em torno de 100%, ou seja, qualquer pesquisa bem criteriosa e realista, não daria 30% para candidato algum ligado a atual administração, por motivos que bem sabemos quais são, isto é, mais de 70% do eleitorado de Antonio Martins votaria contra qualquer que seja o candidato do prefeito.

Dessa forma, quero, aqui de público, desafiar a empresa realizadora dessa pesquisa à fazer uma nova pesquisa de Opinião Pública, monitorada por fiscais dos dois pré-candidatos, com apuração da mesma em plena Praça Pública de Antonio Martins, perante toda nossa população. Simples, assim.

Vai aqui uma sugestão: chapinhas padronizadas contendo o nome dos dois pré-candidatos poderiam ser distribuídas com a mesma quantidade de eleitor ouvido na pesquisa anterior, que por sua vez depositaria a intenção de voto em caixinhas (oito urnas). Aí veremos quem está realmente falando a verdade.

Justifico a necessidade em Antonio Martins de uma pesquisa com esse formato por que o eleitor teria verdadeiramente a liberdade de expressar silenciosa e secretamente o seu voto, sem qualquer interferência externa ou tipo intimidação quanto a sua decisão.

Ademais, é de se estranhar a divulgação de uma pesquisa – diga-se de passagem, com números fantasiosos – num momento totalmente desfavorável à atual gestão, como que se fosse para mascarar o desgaste administrativo e confundir a Opinião Pública de Antonio Martins.

Atenciosamente,
José Júlio Fernandes Neto, ex-prefeito de Antonio Martins

Um comentário:

  1. Se o concurso para ocupação de cargos na Prefeitura tem suspeita de fraudes, ninguém mais acredita em nada, só quem vive dependendo da Prefeitura está sujeito a acreditar, mesmo sem entender.

    ResponderExcluir