domingo, 2 de dezembro de 2012

Abandono: população de Antonio Martins convive em meio ao lixo e o descaso administrativo

                                                                                                                                                 Fotos: Reprodução
Lixão em frente ao Hospital Maternidade Justino Ferreira: retrato do abandono público


Conhecido num passado recente como município modelo, referência para os demais da região, Antonio Martins entrou em declínio nos últimos quatro anos. O que se vê hoje é um lugar abandono pelo Poder Público.

Desde que perdeu o pleito, em 7 de Outubro passado, o Prefeito Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), que foi derrotado nas urnas, quando tentava a reeleição, simplesmente sumiu, dando ordens aos seus auxiliares à distância, delegando a eles a tarefa de administrar em seu lugar.

Com o abandono, a limpeza urbana foi completamente esquecida e deixou de ser feita regularmente há mais de um mês. Resultado: pilhas e pilhas de lixo e de outros entulhos se avolumam, passando a fazer parte da paisagem e do cotidiano da população, a contragosto.

 


 




O pior de tudo tem sido conviver com ratos, baratos, mosquitos e animais perambulando à solta pelas ruas, revirando e espalhando sujeira por toda parte. Dá até dó.

 


As belas Praças e os Canteiros, que tanto embelezavam a cidade, praticamente já não existem mais, por que estão depredados ou destruídos. 

 
 


O que antes havia de verde espalhado pela cidade foi dizimado. O prejuízo para a população e, sobretudo, para o Meio Ambiente, é irreparável.

Por ordem do Prefeito Edmilson Fernandes, de uma só vez, 18 Palmeiras Imperiais, distribuídas por diversos pontos da cidade, acabaram sendo arrancadas no tronco. 



Além disso, cerca de 20 Pinheiros que emolduravam o Presépio Natalino, um dos pontos de visitação turística de Antonio Martins, com praça e lanchonetes, ponto de encontro dos munícipes, foram todos cortados, e isso, faltando menos de um mês para o Natal. Para encobrir o que vergonhosamente tinham feito, de forma proposital pintaram os troncos de branco, para evitar chamar atenção.


Antes, porém, o Prefeito Edmilson Fernandes já havia mandado derrubar 45 pés de Ficus, para dar visibilidade a um conjunto residencial, construído em local inadequado e que até hoje está inacabado, sem infraestrutura de moradia, como eletricidade e pavimentação.

 


As árvores e demais plantas que restam nos jardins ornamentais morrem à míngua, sem um pingo de água para dar-lhes sobrevida, especialmente neste período de seca, embora existam poços perenes e motores-bombas destinados exclusivamente para irrigá-las. O que falta, na verdade, é energia, para bombear a água, pois foi cortada por falta de pagamento.

O gramado do Estádio Fernandão, antes considerada uma das melhores arenas desportivas do Rio Grande do Norte, está completamente seco. O motor-bomba que havia só para irrigar o campo de futebol foi roubado e ficou por isso mesmo. Para piorar a situação, a energia que puxava a água foi cortada e nada foi feito.



Vale lembrar que a Prefeitura de Antonio Martins conta com três tratores, duas pipas e água disponível em cacimbão, que poderiam muito bem servir para aguar os canteiros e jardins, mas não faz por omissão do atual gestor.

Cansada e sem ter mais a quem recorrer, uma vez que o Prefeito Edmilson Fernandes não atende aos apelos, a população aguarda ansiosa 2013, quando finalmente chegará ao fim o período de quatro anos de tirania e descaso público. 

As imagens a seguir são bastante fortes, mas são suficientes para dar a dimensão exata do problema vivido por todos.


 

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 


4 comentários:

  1. É uma vergonha o que a população esta passando, nunca convivemos com tamanha falta de reposnsabilidade de um gestor como vinvenciamos agora, Dr Edmilson, voce perdeu mais saia de cabeça erguida e não como uma das piores gestoes de todos os tempos de existência do nosso município, do jeito que as coisas andam voce não tenha nem a cara de pau e grande que voce tem de pisar em nossa cidade. Seus bajuladores sabem escrever nos faces deles um pequeno erro de cargo, no lugar de Fazer isso Cesar de Titico, porque voce não procura o secretario de urbanismo para limpar o lixão que está tomando de conta da nossa cidade? vai procurar coisa mais interessante para se preocupar garoto!

    ResponderExcluir
  2. Meu Jesus de Nazaré, até que ponto vai chegar este desmantelo! Levem este animal para o zoológico. Fçam o impeachment. Não funcionou para o presidente Collor em 1992, porque não para um pequeno prefeito do interior?
    IMPEACHMENT NELE...

    ResponderExcluir
  3. verdade, nossa cidade tomou outro norte, esta feia, cheia de lixo. quanto aos pinheiros e palmeiras que foram cortadas estavam mortas e não tinha como deixar assim. quero ver quando dr. ze julho entrar qual o milagre que ele vai fazer para voltar a vida em outro montao de planta que esta seca. concordo que nao devia ter deixado morrer m as ddepois de morta nao tem outro caminho, e cortar mesmo.

    ResponderExcluir