sábado, 6 de outubro de 2012

Justiça Eleitoral precisa coibir urgentemente compra de votos em Antonio Martins às vésperas da eleição

                                                                                                                                     Imagem: Reprodução


A Justiça Eleitoral precisa enviar rapidamente reforço policial para enfrentar a compra de votos e troca de favores que vêm ocorrendo em Antonio Martins às vésperas das eleições, marcadas para este domingo, 7 de Outubro. As denúncias incriminatórias recaem todas sobre o Prefeito, Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), que tenta a reeleição, a sua candidata a Vice, Alexandra Moreira (PSDB), e auxiliares.

Segundo as inúmeras acusações formuladas junto à 8ª Delegacia de Polícia Civil, em Alexandria, e ao Ministério Público Eleitoral, através da Promtoria Regional Eleitoral do RN (PRE/RN), eles estariam fazendo pressão na população do município para que venda seus votos.

Além da compra de adesões, o bloco do Prefeito Edmilson Fernandes tem oferecido dinheiro e outras vantagens e, em seguida, confiscado o Título Eleitoral, a Carteira de Identidade, o CPF e, até, a Carteira Profissional, impossibilitado o eleitor de exercer seu direito de votar.

As eleições em Antonio Martins chegam à reta final marcada pelo seqüestro de documentos, juntamente com o festival de baixarias e insinuações criminosas, que viraram armas pelo poder a qualquer custo.

O Prefeito Edmilson Fernandes e seu grupo tentam se manter na disputa de todas as formas, nem que para isso seja preciso recorrer a encenações e a compra da consciência alheia.

Neste sentido, na última quinta-feira, 4 de Outubro, cerca de oito agentes da Polícia Federal, estiveram em Antonio Martins para apurar as denúncias de compra de votos, embora não tenham revelado detalhes da operação.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo Promotor Eleitoral, Vinicius Lins Leão Lima, da 38ª Zona Eleitoral, pertencente à Comarca de Martins.

Os alvos foram o Comitê Partidário da Coligação “Força e União – Antonio Martins no Coração”, formada por PMDB, PSDB, PR e DEM e representada pelo Prefeito Edmilson Fernandes, e a residência da candidata a Vice em sua chapa, Alexandra Moreira.

O Promotor tem em mãos farto material documentado e fundamentado em provas e depoimentos colhidos, de testemunhas que afirmam ter vendido o voto ao grupo ligado ao Prefeito Edmilson Fernandes.

Na Delegacia Regional de Polícia Civil, em Alexandria, já foram lavrados dezenas de Boletins de Ocorrência, o chamado B.O., de casos de compra de votos contra eles.

O alvo preferencial dessa turma tem sido os moradores do bairro Alto da Ema, em especial os idosos que moram só, mães solteiras, jovens e desempregados, mas casos idênticos vêm sendo registrados em todo município, notadamente na zona rural. As ofertas em dinheiro são as mais diversas, indo de R$ 50,00 até valores elevados, que chegam a R$ 10.000,00.

Contra o grupo ainda existe investigação por abuso de poder econômico e administrativo, uma vez que o Prefeito Edmilson Fernandes também tem usado da prerrogativa como Chefe do executivo para perseguir e demitir servidores, em pleno período eleitoral, quando a prática é vedada pela legislação.

O Promotor Vinicius Lins Leão Lima, que já escutou algumas das vítimas, prosseguirá ouvindo todos os envolvidos no caso, mesmo após o resultado das eleições.

As investigações deverão ir ao fim, apontando os culpados e punindo-os no rigor da Lei, sendo que, até lá, é preciso que se reforce o policiamento no município. A população pode colaborar, por meio de denúncias e não aceitando compactuar com esse crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário