terça-feira, 2 de outubro de 2012

Prefeito de Antonio Martins libera salário retido de Agosto dos professores para evitar mais desgastes

                                                                                                                                Ilustração: Reprodução



Na tentativa de evitar um desgaste ainda maior de sua combalida administração, o Prefeito de Antonio Martins, Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), que insiste em tentar a reeleição, decidiu liberar o salário retido de Agosto dos professores do município, que estavam em greve há uma semana, justamente devido ao atraso no pagamento.

O dinheiro foi disponibilizado em conta desde o último sábado, 29 de Setembro, isto é, um dia antes da mobilização política prevista pela sua Coligação.

A decisão de suspender a paralisação foi tomada nesta segunda-feira, 1º de Outubro, após reunião da categoria. Com isso, o Prefeito ganhou tempo e evitou um mal estar maior, já que neste mesmo dia os professores tencionavam fazer uma caminhada para reivindicar respeito pela Educação.

Em contrapartida, aumentou a apreensão por parte dos docentes com relação ao pagamento do salário de Setembro, uma vez que não há previsão, podendo inclusive não ser pago tão cedo.

Há pelos menos um ano os professores da rede municipal de Educação sofrem com os constantes atrasos no pagamento salarial e com a subtração de direitos básicos conquistados na gestão anterior.

Além do atraso nos salários, o Prefeito Edmilson Fernandes deixou de complementar o salário dos meses de Janeiro e Fevereiro, uma vez que o aumento concedido pelo Prefeito foi dado apenas em Março e sem o retroativo.

Os educadores querem o retorno do pagamento para o dia 30 de cada mês ou até o 5º dia útil do mês seguinte, bem como o terço de férias e a incorporação de títulos, que aumenta em 5% seus salários e que, de forma desrespeitosa, não vem sendo pago na atual gestão.

Os profissionais querem a incorporação das Letras, que foram subtraídas pelo Prefeito Edmilson Fernandes logo depois de ter sido eleito. A reivindicação é mais do que justa.

Implantado em 2002, durante a gestão do Médico e Ex-prefeito Dr. Zé Júlio (PSD), candidato a Prefeito de Antonio Martins, o beneficio é uma forma de reconhecimento à ascensão profissional da categoria.

Para cada dois anos de atividade, os professores avançavam uma Letra, que equivale a um aumento de 15% sobre seus salários. Quando deixou o cargo no final de 2008, os professores estavam na Letra “C”.

Ao assumir em janeiro de 2009, o Prefeito Edmilson Fernandes fez com que todos voltassem a Letra “A”, o que causou uma profunda revolta na categoria.

No ano passado, depois de muita negociação, Edmilson Fernandes resolveu conceder a Letra “B” aos educadores, quando na verdade, este ano, eram para estar sendo promovidos a Letra “E”. 

Os professores do município são prejudicados de todas as formas pela gestão do Prefeito Edmilson Fernandes, embora as privações e dificuldades atinjam todo o funcionalismo municipal, além dos fornecedores e prestadores de serviços do município, bem como os trabalhadores da construção civil, que estão desempregados e sendo forçados a se deslocarem em busca de oportunidades longe de Antonio Martins e de suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário