terça-feira, 23 de outubro de 2012

Prefeito de Antonio Martins abandona município e agrava situação de caos administrativo

                                                                                                                      Fotos: Reprodução
Prefeito Edmilson Fernandes sumiu do município desde que foi derrotado nas eleições


Juntamente com as eleições, o Prefeito de Antonio Martins, Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), parece ter perdido também o controle administrativo, delegando a gestão a auxiliares e, com isso, agravando a situação de caos. Desde que foi derrotado nas urnas, no dia 7 de Outubro, por uma maioria de 897 votos, ele simplesmente sumiu do município.

Nesta terça-feira, 23 de Outubro, a energia da Escola Municipal José Inácio de Carvalho foi cortada por falta de pagamento, sendo que, à noite, os alunos já não irão mais assistir aulas.
Energia da Escola Municipal José Inácio de Carvalho foi cortada por falta de pagamento


O salário de Setembro do funcionalismo ainda não foi pago. Um cronograma foi exposto nas paredes dos principais órgãos municipais, indicando que o pagamento sairá próximo dia 30 de Outubro.

A população está revoltada com a irresponsabilidade do atual Prefeito, particularmente os servidores públicos, que se encontram numa situação desesperadora, há quase dois meses sem receber. Os prestadores de serviços e fornecedores também estão com seus pagamentos atrasados.

Segundo informações, as finanças e o administrativo encontram-se agora por conta de Teté Moreira, irmão da ex-candidata a Vice na chapa do Prefeito Edmilson Fernandes.

É Teté Moreira quem tem sido visto com freqüência despachando na Prefeitura, recolhendo recursos, executando compras e efetuando certos pagamentos de natureza administrativa.

Além do atraso salarial e das demissões injustificáveis, motivadas por perseguição política, a falta de água na cidade e nas comunidades rurais é outro agravante.

Os três carros-pipas existentes não conseguem atender a demanda da população. Por conta da precariedade, o fornecimento foi cortado para escolas e secretarias municipais.

O lixo toma conta das ruas e avenidas principais da cidade, com grande acúmulo próximo às residências, prédios públicos, escolas e praças, além de monumentos. A coleta somente tem sido feita mediante reclamação dos moradores.
Lixo tem se acumulado em tambores, em praças e nas calçadas

Enquanto isso, animais são vistos com freqüência pelas ruas, revirando lixeiras e pastando em praças e canteiros, que por sua vez, estão com a grama morta e as plantas sem poda. A água usada na irrigação também foi cortada.
Animais à solta reviram lixerias nos tambores colocados em canteiros

Animais preambulando nas ruas, pastando em praças, têm sido comuns


A falta de assistência à Saúde se tornou um problema para quem precisa de atendimento especializado. Das três equipes do PSF (Programa de Saúde da Família), apenas uma está funcionando e, mesmo assim, precariamente.

A população de Antônio Martins tem recorrido aos municípios vizinhos em busca de atendimento médico-hospitalar, tendo que se deslocar a Frutuoso Gomes, Alexandria e Pau dos Ferros, dependendo da complexidade.

O Hospital Maternidade Justino Ferreira está sem Nutricionista, demitida quatro dias após as eleições. Na unidade não existem máscaras, receituários especiais (azul e branco), máquina de exames, Raio X, material para prontuário, cartão de controle do hipertenso e vários medicamentos da farmácia básica. Pacientes e médicos plantonistas estão sem alimentação, que foi cortada.

O Prefeito Edmilson Fernandes também mandou cortar a alimentação dos Policiais Militares, que antes era fornecida pelo Hospital Municipal.

Na Educação, a situação parece ainda pior. Além do corte de energia da Escola Municipal José Inácio de carvalho, o transporte escolar também vem sendo retirado de circulação, pois os motoristas estão sem receber salários.

Já o veículo que transporta os estudantes universitários, que precisam se deslocar diariamente para assistirem aulas no Núcleo Avançado da UERN, em Alexandria, foi suspenso há duas semanas, também por falta de pagamento.

Os alunos estão se virando como pode, correndo riscos inclusive de perderem o ano letivo, pois nem todos têm condições de custear o translado. Já os professores do município, há dois meses trabalham sem receber seus salários.

Os servidores públicos estão marcando uma nova paralisação, desta vez, por tempo indeterminado, como forma de chamar a atenção para o descaso e abandono administrativo. Toda essa situação de caos foi denunciada ao Ministério Público do RN (MP/RN), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Martins, que nos próximos dias deverá se manifestar sobre o caos instalado em Antonio Martins.

Ao invés de procurar sanar as dívidas do município, antes de passar o cargo ao seu sucessor, no dia 31 de dezembro, para sair de forma honrosa, o Prefeito Edmilson Fernandes tem é se complicado cada vez mais com seus atos, devendo inclusive sofrer penalidades judiciais ao fim de sua ditatorial e melancólica administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário